ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Henry Wright
✩  1878, Lawrence, Kansas, EUA.
 7 de outubro de 1936, EUA.

PERFIL BIOGRÁFICO:

Nascido em Lawrence, Kansas, em 1878, a família de Henry Wright era seguidora da doutrina Quaker (vertente de cristãos reformistas surgida entre os ingleses) e muitas das suas futuras propostas de comunidades ideais tem origem na cultura dos Quakers. 

Ao final da adolescência, ele vai para a Filadélfia estudar na Universidade da Pensilvânia, onde ser forma arquiteto em 1901, mudando-se para St. Louis.

 

De notavel talento como urbanista, já no ano de 1902, Wright ajudou o arquiteto George Kessler a projetar a Exposição da Louisiana em St. Louis, Missouri, quando ele tinha apenas 23 anos de idade.

Nos anos de 1910, 1911 e 1913, Wright projetou os bairros residenciais de Brentmoor Park, Brentmoor e Forest Ridge, respectivamente, na cidade de Clayton, no estado do Missouri. Nestes projetos, já aparecem suas famosas vias de tráfego limitado a pedestres. As casas desses lotes eram de alto padrão, sendo a maioria delas construídas seguindo os estilos historicistas, em moda na época.

Durante a Primeira Guerra Mundial, ele se mudou para Washington, onde passa a trabalhar no Conselho de Navegação dos EUA. Neste esforço, ele ajudou no planejamento de Yorkship Village. No início da década de 1920, Wright tornou-se um dos principais membros da Associação Regional de Planejamento da América, fundada em 1923, juntamente com Clarence Stein , e foi essa associação que levou à obra mais conhecida de Wright, a comunidade de Radburn.

Wright e Stein projetaram o bairro Sunnyside Gardens, em Nova York, adotando o modelo de superquadras nos Estados Unidos. O complexo foi construído de 1924 a 1929. Esse modelo abriga uma área residencial com casas em fileiras de dois andares e meio, com jardins frontais e traseiros e uma quadra central ajardinada compartilhada por todos. Este modelo permite o adensamento residencial, oferecendo, contudo, áreas de lazer e espaços verdes . Hoje, o Sunnyside Gardens é patrimônio histórico dos EUA.

Em 1929, eles projetam a cidade de Radburn, em Nova Jersey, mas devido a crise de 1929, apenas uma parte do projeto foi concluída. A cidade era definida como "o local onde as pessoas poderão conviver com o automóvel", fazendo grande uso das superquadras residenciais e separando ao máximo as vias dos pedestres das vias dos automóveis.

Na década de 1930, Wright aprimorou suas habilidades como urbanista, envolvendo-se frequentemente com o tipo de moradia que ele vivenciara como parte do esforço do Conselho de Navegação dos EUA. Entre vários complexos habitacionais associados a Wright está o Chatham Village em Pittsburgh (1930), que ele projetou com Clarence Stein e o escritório de Ingham & Boyd em Pittsburgh.

 

Seu ultimo projeto foi a Vila Chatham, na Pensilvania, onde novamente adotaram conceitos da Radburn de Nova Jersey, com as superquadras residenciais, desta vez isoladas com um cinturão verde. Também a Vila Chatham é listada como patrimonio histórico dos EUA.

 

Wright foi professor associado de arquitetura na Universidade de Columbia na época de sua morte, em 1936.

Henry Wright

Mapa e plantas residenciais do projeto de Sunnyside Gardens

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) modelo padrão residencial Sunnyside Gardens , 1924-1929
> (2)  Via para pedestres de Sunnyside Gardens , 1924-1929

> (3)  Vista aérea da parte construída de Radburn

> (4)  Mapas de Radburn, 1929

> (5) Desenho perspectiva de Chatham Village. 1929-1936

> (6) Modelo padrão residencial, Chatham Village, 1929-1936

01 sunnyside_gardens
01 sunnyside_gardens
02 sunnyside_gardens
02 sunnyside_gardens
04radburn
04radburn
03 Radburn plan
03 Radburn plan
05 Chatham Village
05 Chatham Village
06 Chatham Village
06 Chatham Village

 - Referencias:

 

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- Sandra L. Tatman, and Emily T. Cooperman.  Wright, Henry (1878 - 1936) ARCHITECT; LANDSCAPE ARCHITECT, PLANNER. American Architects and Buildings. Disponivel em https://www.americanbuildings.org/pab/app/ar_display.cfm/126645. Acesso em 23 de junho de 2018.

- The Landscape Foundation. Henry Wright (1878-1936). Disponivel em https://tclf.org/pioneer/henry-wright. Acesso em 23 de junho de 2018.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Henry Wright

Documento nº: W12

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/wright-henry
Última atualização: 23/06/2018

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital