top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Paolo Portoghesi
♦  02 de novembro de 1931, Roma, Itália
† 

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Paolo Portoghesi é um arquiteto pós-moderno, nascido na Italia. É amplamente conhecido por seu trabalho como historiador da arquitetura e por seus estudos sobre a obra do mestre da arquitetura barroca, Francesco Borromini.

 

 

Ele ingressou na Universidade de Roma, em 1953, já escrevendo artigos sobre Borromini  e publicando folhetos sobre monumentos de Borromini. Portoghesi graduou-se em arquitetura em 1957 e em história da arte em 1958.

 

Em 1959 ele foi nomeado professor na escola de estudos avançados em pesquisas e restauro.  Como arquiteto, Portoghesi começou projetadando em estilo neo-barroco. Seu primeiro projeto foi em 1959 na Casa Baldi, em Roma. Fazendo uso de material tradicional de casas antigas da região, ele trabalhou para relacionar seus edifícios aos seus contextos locais, tanto social e físico.

 

No ano seguinte, 1960, ele publicou um trabalho sobre o arquiteto do século XVIII Antonio Bernardo Vitone, intitulado "Metodo i poesia nell'architettura di BA Vittone". Ele começou a ensinar um curso sobre crítica de arquitetura na Universidade em 1961. Em 1964, Portoghesi publicou seu livro intitulado "Borromini nella cultura europea " ("Borromini na Cultura Europeia").

 

Suas encomendas de obra nessa época incluem a Casa Andreis (1964-1967). Ele foi nomeado professor de história da arquitetura pública na Roma barroca em 1966. Portoghesi foi nomeado professor de História da Arquitetura no Politécnico de Milão em 1966 também. No ano seguinte Portoghesi publicou mais um livro sobre a obra de Borromini. Em 1968 ele tornou-se decano da Faculdade de Arquitectura da Politécnica de Milão, e publicou o livro "L'Eclettismo en Roma" ("Ecletismo em Roma") e foi o editor-chefe do Dizionario di Architettura e Urbanistica ou "DAU".

 

Em 1976, Portoghesi realiza sua obra mais notável, a mesquita e centro cultural islâmico em Roma. Em seguida, ele se dirigiu a seção de arquitetura na Bienal de Veneza, considerada a primeira exposição internacional de arquitetura pós-modernista. Em 1980 ele aceitou um cargo de professor de história da arquitetura da Universidade de Roma e publica outro livro intitulado "Dopo l'architettura moderna" ("Depois de arquitetura moderna"). Portoghesi foi nomeado professor titular de Planejamento Urbano no "La Sapienza", universidade em Roma em 1995.

 

Seu mais recente livro, chamado "La mano di Palladio" (A mão de Palladio), trata da obra e contribuição do Arquiteto renascentista Andrea Palladio, e foi publicado em 2008.

 

Paolo Portoghesi

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Casa Andreis, 1964-1967

> (2) Igreja da Sagrada Família, Salerno, 1969 

> (3) Mesquita e Centro Cultural Islâmico, Roma, 1976

> (4) Igreja de Santa Maria da Paz, Terni, 1997

> (5) Teatro de Catanzaro, 2002 

> (6) Igreja de Calcata, 2009

- Referencias:

 

- ARCHIMAGAZINE. Paolo Portoghesi. Biografie. Disponível em www.archimagazine.com/bporto.htm. Acesso em 29 de julho de 2015.

 

- ART & DESIGN. Paolo Portoghesi. Disponivel em www.arte.rai.it/articoli/uno-sguardo-su-paolo-portoghesi/23723/default.aspx. Acesso em 29 de julho de 2015.

 

GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- DICTIONARY OF ART HISTORIANS. Paolo Portoghesi. Disponivel em dictionaryofarthistorians.org/portoghesip.htm. Acesso em 29 de julho de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Paolo Portoghesi

Documento nº: P18

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 29/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page