top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
ILLARION IVANOV SCHITZ
♦  28 de março de 1865, Voronez, Russia
† 07 de dezembro de 1937, Moscou, Russia

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Illarion Ivanovich Ivanov-Schitz foi um notável arquiteto russo, que teve influencias tanto do revivalismo grego quanto da Secessão de Viena.

 

Ele foi um dos poucos arquitetos nascidos na década de 1860 que foram integrados no estabelecimento da arquitetura soviética, chegando inclusive a receber prêmios como a medalha da Ordem de Lenin por vários projetos de resorts e por redesenhar os interiores do Palácio do Kremlin em 1930.

 

Ivanov Schitz-se graduou no Instituto de Engenheiros Civis de São Petersburg. Depois de uma breve turnê pela Europa, estudando estilos arquitetonicos em vários países, ele se mudou para Moscou, onde trabalhou numa empresa de cosntrução. Em 1893, conhece o arquiteto austríaco Otto Wagner e seu círculo de intelectuais, que formaria o grupo Secessão de Viena em 1897.

 

Um de seus primeiros trabalhos foi o orfanato em Devichye Pole (1893), agora utilizado como Embaixada do Vietnã, em estilo eclético. Ao longo da primeira década de sua carreira, Ivanov-Schitz vai lentamente desembocando para o Revivalismo grego. Algumas de suas criações também são de inspiração Art Nouveau.

 

Em 1898-1900, ele completou seu primeiro edifício não eclético, que foi um bloco de escritórios. Nesse período é que sua carreira atingiu o auge, principalmente nos anos de 1902 até 1912, quando projetou vários edifícios de Moscou, incluindo o Hospital Morozov, o Clube Mercante (hoje funcionando como Teatro Lenkom), o Banco Saving de Moscou e os edifícios públicos em Miusskaya Square.

 

De 1902 a 1903, Ivanov-Schitz formulou seu próprio estilo, dedicando-se principalmente a projetar instituições financeiras e instituições de caridade; na verdade, a maioria de seus trabalhos foram realizados por estes dois grupos de clientes.

 

Depois da revolução de 1905, seus edifícios tornam-se mais racionalista, mas eles pertencem claramente ao mesmo estilo

 

Entre 1908 e 1928, Ivanov-Schitz foi oficialmente contratado como o arquiteto do Hospital em Moscou. Ele continuou o trabalho de construção em diversas obras para o governo dos bolcheviques deu profundas contribuições nos primeiros anos da Revolução Russa.

 

Na década de 1930, Ivanov-Schitz era o arquiteto líder do Conselho Médico-Sanitário, uma instituição estatal que atendia a elite recém formada elite stalinista do Kremlin. Ele planejou vários resorts de alto padrão em Sochi e Barvikha e foi autorizado a reconstruir os salões do Grande Palácio do Kremlin para que pudesse acomodar as assembléias do Soviete Supremo. Na década de 1990, suas alterações foram desfeitas e o Palácio foi reconstruído com os planos originais,

 

Em 1937, ele morreu e foi sepultado com honras no Cemitério Novodevichy em Moscou.

Illarion Ivanov Schitz

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Orfanato de Devichye Pole (hoje, Embaixada do Vietnan), 1893

> (2) Banco Saving de Moscou, 1903

> (3) Clube Mercante (hoje um teatro)

> (4)  Hospital Morozov, 1900-1905, Moscou

- Referencias:

 

- Brumfield, William Craft. The Origins of Modernism in Russian Architecture. Berkeley:  University of California Press,  c1991 1991. http://ark.cdlib.org/ark:/13030/ft1g5004bj/

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Illarion Ivanov Schitz

Documento nº: S08

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 09/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page