top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Louis Jean Guy Emanuel de Sabóia-Carignan de Soissons
 ♦  31 de julho de 1890, Montreal, Canadá.
† 1962

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Louis Jean Guy Emanuel de Sabóia-Carignan de Soissons era o filho mais novo de Charles, o 37º Conde de Soissons. Ainda pequeno, junto com sua família, mudou-se para Londres.

 

Em 1913 ele ganhou a bolsa "Henry Jarvis" do Royal Institute of British Architects, permitindo três anos de viagens de estudos pela Europa, incluindo visitas e estadias em Roma, Grécia e França. Esta viagem faz despertar em Soissons a admiração pela arquitetura italiana e essa característica irá aparecer em diversas de suas cosntruções.

 

A primeira e mais importante obra do "Escritório Louis Soissons e Parceiros" foi o "plano diretor" para Welwyn Garden City (1920), uma cidade planejada inspirada nos escritos do urbanista Ebenezer Howard.

 

Louis de Soissons foi designado para ser o arquiteto da cidade em 1920 na prática ele esteve envolvido com o desenvolvimento de Welwyn até o fim de sua vida. A maioria dos prédios públicos da cidade foram desenhados ou idealizados por ele, assim como as casas particulares.

 

Welwyn, a segunda Cidade-Jardim do século XX (a primeira foi Letchworth, fundada em 1903), foi uma ousadia em termos de planejamento regional visto que havia uma nítida impossibilidade de se desenvolver uma política urbana abrangente e de âmbito nacional, que pudesse fazer a interligação entre as cidades-jardins, tal qual Ebenezer Howard propunha.

 

Uma das características mais marcantes do projeto de Soissons para Welwyn foi o cuidado com a preservação das condições ambientais, projetando amplos espaços verdes para recreação, principalmente na periferia da cidade , ao longo dos limites dos cinturões agrícolas.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, o escritório de Soissons expandiu-se para Plymouth e Exeter para realizar uma grande variedade de obra arquitetônica. Quase 50 cemitérios e memoriais de guerra foram encomendados. Muitos destes monumentos estão na Grécia e na Itália. Outros trabalhos incluem a recuperação de edifícios destruidos durante a guerra.

 

Ao longo de sua vida, Soissons acumulou vários títulos e honrarias na área de Arquitetura. Já em em 1923, Louis de Soissons tornou-se um membro do Real Instituto Britanico de Arquitetos e recebeu prêmios em 1945, 1953 e 1956, quando recebe a medalha da Real Ordem Vitoriana.

 

Louis de Soissons casou com Elinor Penrose-Thackwell, com quem teve três filhos: Philip (convocado para a guerra e morto em ação no ano de 1941), Maurice e Brian.

 

Com a morte de Louis, provocada por causas naturais em 1962, o escritório mudou de rumo deixando as obras de urbanismo e focando no trabalho em prédios comerciais e adotando o modernismo como estilo. O escritório continua na ativa até hoje, com a sede em Londres e uma filial Wandon Green.

 

 

Louis de Soissons

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Free Church of Welwyn City, 1928

> (2) Vista área de Welwyn Garden City

> (3) Reforma da Galeria Thurland Street, Nottingham 

> (4) Cemitério da Guerra de Salerno, 1945

> (5) Escola Real de Obstetricia e Genicologia, Londres

> (6) Cemiterio da Guerra de Roma, 1947)

> (7) Residencia familiar de Welwyn Garden City

> (8) Cemitério da Guerra de Florença

> (9) Residência familair de Welwyn Garden City

> (10) Banco Barclass de Welwyn Garden City (Hoje o local é um pub)

> (11) Reforma do prédio do Colégio São Paulo (hoje, são salas comerciais)

 

 

- Referencias:

 

- Site Oficial do arquiteto: www.louisdesoissons.com

 

- Site Oficial da Cidade JArdim Welwyn City: www.ourwelwyngardencity.org.uk

 

-  ALLEN, William; SAINT, Andrew. Soissons, Louis Emmanuel Jean Guy de (1890-1962), architect and town planner. Oxford Dictionary of National Biography. Disponível em http://oxfordindex.oup.com/view/10.1093/ref:odnb/32792. Acesso em 30 de novembro de 2015.

 

-ANDRADE, Liza Maria Souza de. O conceito de Cidades-Jardins: uma adaptação para as cidades sustentáveis. Vitruvius. 042.02ano 04, nov. 2003. Disponivel em http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.042/637. Acesso em 30 de novembro de 2015

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Louis dE Soissons

Documento nº: S22

Disponível na Internet via:
Última atualização: 30/11/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page