top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Thomas Andrews Jr.
✫ 7 de fevereiro de 1873, Comber, Irlanda do Norte
† - 15 de abril de 1912, Atlântico Norte
 

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Thomas era membro de uma família muito influente. Seu pai, que também se chamava Thomas Andrews (1843-1916) era uma figura bem conhecida na pequena cidade de Comber, tendo sido pertencente a diversas associações de classe e chegou a ser presidente da Companhia Ferroviária de Belfast e do Condado de Down (BCDR), e mais tarde ocupou o posto de Alto Xerife também foi Presidente do Conselho do Condado de Down. Em 1870, casou-se com Eliza Pirrie, cujo irmão, William Pirrie, em 1906, tornou-se proprietário e diretor do famoso estaleiro Harland and Wolff de Belfast, empresa envolvida na construção de muitos navios da empresa White Star Line, entre eles o RMS Titanic.

Thomas e Eliza tiveram quatro filhos e uma filha. O mais velho, John Miller Andrews (1871-1956), tornou-se um político talentoso ocupando postos nos ministério da Irlanda do Norte.  Thomas Andrews Junior foi o segundo filho, nascido em 7 de fevereiro de 1873. Eliza Montgomery Andrews nasceu em 1874. Ela se casou com Lawrence Arthur Hind, que subiu ao posto de tenente-coronel no exército e foi morto em 1916 durante os combates da Primeira Guerra Mundial. O quarto filho foi James Andrews (1877-1951), que teve uma brilhante carreira jurídica, em 1937 tornando-se Lord Chief da Justiça da Irlanda do Norte. O caçula da família era Willie Andrews (1886-1966) famoso jogador de críquete, chegando a presidir a União da liga de Críquete.

Thomas cresceu na região de Comber. Ele amava animais, chegou a ser apicultor com uma pequena criação de nove colmeias de abelhas e tinha uma paixão especial por cavalos, tornando-se um exímio cavaleiro. Mas sua grande paixão era por embarcações, e por causa de sua habilidade com barcos, era apelidado de "Almirante".

Ingressou na renomada Royal Belfast Academical Institution de 1884 a 1889. Ao sair da escola, ingressou na Harland & Wolff como aprendiz e então demonstrou grande entusiasmo por seu novo emprego. Como aprendiz, ele adquiriu um excelente conhecimento de todos os aspectos da construção naval. Mas foi na Oficina de Desenho que ele encontrou seu verdadeiro forte, e Thomas se envolveu no design de muitos dos grandes navios de sua época, começando em 1893 com o Mystic. 

Em 1901 ele torna-se membro do Instituto dos Arquitetos Navais. Em 1902, torna-se membro do Instituto dos Engenheiros Mecânicos.

Em 1904, ele chega ao cargo de Assistente do Designer Chefe e, no ano seguinte, torna-se ele próprio o Chefe do Departamento de Design. Em 1907, ele foi nomeado diretor administrativo da Harland & Wolff, da qual seu tio, William Pirrie, havia se tornado acionista majoritário um ano antes.

Andrews agora era responsável pelos projetos e supervisão de todos os navios que estavam no estaleiro da Harland & Wolff. Muitas pertenciam a White Star Line (WSL), como o RMS CelticRMS CedricRMS BalticSS LaurenticSS Megantic e RMS AdriaticA grande virada em sua carrreira ocorreu durante os trabalhos de reparos do navio SS Suevic. 

 

O navio tinha sido construído em 1901 e acabou batendo em rochas em 1907; a White Star Line queria economizar dinheiro e optou por recuperá-lo ao invés de simplesmente desmontá-lo. No entanto, para libertar o SS Suevic das rochas, as equipes de resgate tiveram de cortar fora sua proa. A Harland & Wolff acabou recebendo o contrato para reparar o navio, com Andrews ficando encarregado dos projetos.

 

Foi a maior operação de reconstrução naval da história até então e um enorme feito técnico, com a embarcação ficando pronta para o serviço dezoito meses depois, em 1908. Nesse mesmo ano, Andrews casou-se com Helen Reilly Barbour, pertencente à uma família de industriais do ramo da tecelagem. Tiveram uma filha, Elizabeth Law Barbour Andrews, nascida em 1910.

 

O trabalho de Andrews no SS Suevic impressionou a WSL quando então Pirrie Williams e Joseph Bruce Ismay, presidente da White Star Line, decidiram em 1907 construir três navios grandiosos para competir contra o RMS Mauretania e o RMS Lusitania da rival Cunard Line. A Harland & Wolff construía todas as embarcações da empresa desde 1867 quando ela foi comprada pela família Ismay. Andrews e o engenheiro naval Alexander Carlisle, cunhado de Pirrie, ficaram encarregados do projeto como os engenheiros chefe.

 

Os três navios eram para ser os maiores e mais luxuosos já construídos na história. Eles eram o RMS Olympic, RMS Titanic e RMS Gigantic (depois renomeado para HMHS Britannic) que juntos formavam a Classe Olympic de transatlânticos. Os nomes eram inspirados nas três raças de seres colossais da mitologia grega: os Olimpianos, os Titãs e os Gigantes. Carlisle acabou se aposentando em 1910 e Andrews ficou como o único encarregado da construção.

RMS Titanic

Sua mais conhecia obra começou a construção em 22 de março de 1909, quatro meses depois do RMR Olimpic. Foi lançado ao mar em 31 de maio de 1911 para os serviços de equipagem, quando foram implantadas as mais modernas tecnologias e inovações navais e instalando suas luxuosas mobílias e elementos decorativos em estilo Art Nouveau e outras expressões em voga na época. Finalmente em março de 1912, o Titanic estava pronto.

Andrews projetou a embarcação com 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 53 metros de altura. Ele operava com uma tripulação de 892 pessoas e podia transportar até 2435 passageiros dispostos em três classes. Além disso, a embarcação também carregava grande quantidade de cargas, sendo usado também como serviço de correios e por isso recebeu o prefixo Royal Mail Ship (RMS).

As 23h40min do dia 14 de abril de 1912, o navio colidiu com um iceberg.

Relatos dos sobreviventes, tanto passageiros como tripulação, atestam a atitude heróica de Andrews durante os momentos do naufrágio, orientando passageiros e tripulantes sobre o que fazer. Segundo relatos, ele foi visto pela última vez na sala destinada aos fumantes.

Em sua cidade natal foi erguido um memorial em sua homenagem, que hoje funciona uma renomada escola primária, a Andrews Memorial Primary School.

Thomas Andrews Jr
Thomas Andrews Jr
Andrews e Helen, em seu casamento no ano de 1908
Andrews e Helen, em seu casamento no ano de 1908
Andrews em seu retrato oficial do estaleiro Harland & Wolf
Andrews em seu retrato oficial do estaleiro Harland & Wolf
andrews.elizabeth.jpg
Helen, Elizabet e Andrews em retrato de 1910
rmr.titanic.1911.jpg
RMS Titanic, sendo construído, 1911
rmr.titanic.05.1911.jpg
RMS Titanic, sendo construído, 1911
rmr.titanic.10.1911.jpg
RMS Titanic, sendo construído, 1911

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) RMS CELTIC, 1901

> (2) RMS CEDRIC, 1902

> (3) RMS MEGANTIC, 1908

> (4) SS Suevic, reparado em 1907

> (5) RMS BALTIC

> (6) RMS Olympic, o "irmão mais velho" do Titanic, lançado em 1911.

> (7) HMHS Gigantic, renomeado posteriormente para Britanic, 1914

> (8) O RMS Titanic, 1912

> (9) Interior do O RMS Titanic, 1912

> (10) Interior do O RMS Titanic, 1912

> (11) Titanic e Olympic no estaleiro de construção.

> (12) Titanic passando por Queensland, 1912

REFERENCIAS:

 

- ANDREWS MEMORIAL PRIMARY SCHOOL - Web Site - Disponível em https://www.andrewsmps.com/, acesso em 14 de março de 2020

- BULLOCK, Shaw. Thomas Andrews - Ship builder. Library Ireland. Disponível em https://www.libraryireland.com/Thomas-Andrews-Shipbuilder/White-Star-Line.php. Acesso em 14 de março de 2020

- COMBER, Sociedade Histórica de - A Conexão do Titanic. Disponível em http://www.comberhistory.com/chs%20titanic.htm. Acesso em 14 de março de 2020

-  Thomas Andrews Encyclopedia Titanica. Disponível em https://www.encyclopedia-titanica.org/titanic-victim/thomas-andrews.html. Acesso em 14 de março de 2020.

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Thomas Andrew Jr

Documento nº: A20

Disponível na Internet via: https://www.ebad.info/andrews-thomas
Última atualização: 14/03/2020

Início

Índice A-Z

Índice A

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page