ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Nicola Salvi
♦  06 de agosto de 1697, Roma Itália
† 08 de fevereiro de 1951, Roma Itália

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Arquiteto e cenografista italiano, nascido na cidade de Roma. Importante representante do estilo barroco, no momento onde este estilo já estava entrando em decadência diante do crescente neoclássico.

 

Salvi foi admitido na Academia Romana da Arcadia em 1717, tornou-se um arquiteto. Salvi sempre envolveu-se em estudos de matemática e filosofia. Seu mentor na arquitetura foi Antonio Canevari, que na época também serviu também como consultor arquiteto do rei de Portugal.

 

Em 1728, Canevari partiu para Lisboa assessorar o rei, e Salvi continuou seus trabalhos em Roma. Entre estes estavam decorações efémeras de cenários para bailes, enfeites para salões da nobreza e pequenos projetos decorativos. Em Roma, o patrocínio para a construção de grandes estruturas havia diminuído em relação ao século passado.

 

Em 1732, foram realizados concursos pelo Papa Clemente XII, para dois grandes projetos. Uma foi a de criar uma nova fachada para a igreja de São João de Latrão e outro foi para um chafariz em Trevi.

 

A primeira foi ganha por Alessandro Galilei, embora o projeto de Salvi teve muitos elogios pelo próprio papa. O projeto de Salvi a fonte, porém, foi escolhido. Salvi não viveu para ver a fonte concluída. A obra foi terminada por seu amigo Pietro Bracci.

 

A obras de Salvi que chegaram até nossos dias são poucas: ele reconstruiu a igreja de Santa Maria de Gradi (1738), em Viterbo, mas esta igreja foi novamente destruída por bombas durante a Segunda Guerra Mundial e está sendo restaurada. Ele também criou uma capela, para a Igreja de São Roque, para a ordem jesuíta em Lisboa, Portugal, juntamente com Luigi Vanvitelli, e uma tenda para a abadia de Monte Cassino.

 

 

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Fonte de Trevi, 1732

> (2) Igreja de Santa Maria de Gradi, Viterbo, 1738

> (3) Fonte do claustro da Igreja de Santa Maria de Gradi, Viterbo, 1738

> (1) Fonte de Trevi, 1732
> (1) Fonte de Trevi, 1732

> (1) Fonte de Trevi, 1732

> (2) Igreja de Santa Maria de Gradi
> (2) Igreja de Santa Maria de Gradi

> (2) Igreja de Santa Maria de Gradi, Viterbo, 1738

> (3) Fonte Igreja de Santa Maria
> (3) Fonte Igreja de Santa Maria

> (3) Fonte do claustro da Igreja de Santa Maria de Gradi, Viterbo, 1738

 - Referencias:

 

- BRITANNICA, Enciclopédia. Nicola Salvi. Disponível em www.britannica.com/biography/Nicola-Salvi. Acesso em 07 de agosto de 2015

 

-GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Auréelio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

JAMES STEVENS CURL. "Salvi, Nicola." A Dictionary of Architecture and Landscape Architecture. 2000. Encyclopedia.com. (August 6, 2015).http://www.encyclopedia.com/doc/1O1-SalviNicola.html

 

- WEB ART GALLERY. Nicola Salvi. Disponivel em www.wga.hu/frames-e.html?/html/s/salvi/index.html. Acesso em 07 de agosto de 2015

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Nicola Salvi

Documento nº: S03

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 07/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital