ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Christopher Wolfgang Alexander
♦ 4 de outubro de 1936, Viena, Austria
† -
 

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Christopher Wolfgang Alexander além de arquiteto é um intelectual notável por suas teorias de design e possui cerca de 200 construções com sua assinatura ao redor do mundo.

 

Christopher cresceu na Inglaterra e em 1954, ele estudou Universidade de Cambridge onde destacou-se em física, química e matemática ate obter o diploma de Bacharel em Arquitetura e logo após cursa Mestrado  em Matemática. Cursou seu doutorado em Harvard (o primeiro doutorado em Arquitetura  concedido na Universidade de Harvard). Durante esse período, ele trabalhou no MIT, em teoria, transporte e em ciência da computação.

 

É autor da teoria da "Linguagem Padrão" (Pattern Language), expressa e exemplificada em um livro homonimo lançado em 1977. Nesse livro ele investiga o que leva algumas contruções ou conjunto delas (vilas e cidades) a serem atemporais e agradar e encantar gerações através do milênios. Essa linguagem padrão pode ser captada pelo arquiteto para construir suas obras de forma a proporcionar conforto e atratividade ao usuario.

 

Entre as obras arquitetonicas mais  ​destaca-se o Campus Eishin, em Tóquio, cujo processo de construção é descrito em seu livro de 2012 intitulado  "A batalha pela vida e beleza da Terra"; o Centro de Visitantes West Dean, em West Sussex, na Inglaterra; a Julian Street Inn (um hotel) em San Jose, Califórnia ambos descritos no seu livro "A Natureza da Ordem" ( Nature of Order), publicado em 4 volumes nos anos de 2003 e 2004; a Sala House e a Martinez House (casas experimentais na Califórnia feitas de concreto leve) e várias casas particulares descritas e ilustradas no "The Nature of Order".

 

Christopher tem mais de vinte livros publicados, além dos trabalhos de arquitetura, livros sobre linguagem computacional e urbanismo.

 

Viveu em Berkeley, Califórnia (EUA) dando aulas nesse país de 1963 até 2002, ano em que  volta para West Sussex, Inglaterra, onde reside até hoje.

 

A Galeria das obras de Christopher podem ser conferidas no site PATTERNLANGUAGE.COM, que reune mais de 300 imagens de cosntruções publicas, comunitarias e particulares espalhadas ao redor do mundo, desenhadas por Alexander ou por seus associados, baseados em suas teorias de desenho.

Christopher Wolfgang Alexander

REFERENCIAS:

 

- KARTAXIS nº 3 - Digital Review - Disponivel em http://www.katarxis3.com/index.html, acesso em 02 de julho de 2015

 

- PATTERN LANGUAGE - Christopher Alexander - Who is who - Disponivel em https://www.patternlanguage.com/leveltwo/ca.htm. Acesso em 02 de julho de 2015

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Christopher Wolfgang Alexander

Documento nº: A14

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 02/07/2015

Início

Índice A-Z

Índice A

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital