top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
IVAN ALEXSANDROVICH FOMIN
♦  02 DE FEVEREIRO DE 1872, OREL (RUSSIA)
† 06 DE DEZEMBRO DE 1936, MOSCOU (RUSSIA)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Ivan Alexsandrovich Fomin foi um dos mais importantes artistas russo do início do século XX e um dos mais importantes do mundo, não somente por ter vivido um momento de transição entre as correntes adeptas dos revivalismos de seu tempo e as vanguardas artísitcas que iriam mudar a história da arte e da arquitetura nas primeiras décadas do XX, mas também por ter produzido obras originais que consolidaram o construtivismo como um movimento artístico.

 

Nascido em Orel, Fomin recebeu uma educação das disciplinas clássicas na Escola de Riga e estudou matemática na Universidade de Moscou. Em 1894, ele entrou para a Academia Imperial de Artes em São Petersburgo, mas foi expulso em 1896 por conta de atividades políticas não toleradas pelo regime czarista na época. Conclui seus estudos na França e retornando à Moscou, passa a trabalhar em um escritório de arquitetura especializado em projetos no estilo "Art Nouveau", e logo depois passa a trabalhar por conta propria.

 

Fomin prestou serviços para clientes que valorizavam o Art Nouveau, por isso, essa primeira fase de sua vida proficional é repleto de obras neste estilo. Nos anos de 1902-1903, ele organizou a "Exposição de Arte e Arquitetura de New Style", apresentando seus trabalhos em design de interiores.  Em 1902, ele criou o Colégio da Construção em Moscou, com uma classe exclusiva para as mulheres, saindo daí as primeiras gerações de arquitetas russas.

 

Fomin chegou ao neoclassicismo em 1903, quando se candidatou ao concurso para um projecto neoclássico. Em 1904, publicou um artigo intitulado "O Manifesto do Revivalismo de Fomin" na revista "Mir Iskusstva", prometendo dar continuidade legado arquitetônico dos antigos monarcas russos, sobretudo a czarina Catherine e o czar Alexander I.

 

Ele promoveu exposições da Academia de "História da Arte Russa" (1909) e "História da Arquitetura Russa" (1911), Fomin era um defensor da preservação arquitetonica, liderando uma campanha contra a conversão das mansões históricas em apartamentos para arrendamento.

 

Fomin adquiriu uma sólida reputação, mas até esse tempo não tinha carteira de um arquiteto na Rússia ainda. Para resolver isso, ele voltou para a Academia Imperial de Artes de São Petersburgo em 1905.

 

Fomin realizou numerosas reformas de interiores, mas com a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914 interrompeu diversos projetos de Formin, sendo um deles uma série de edifícios em estilo neoclássico que seriam financiados com dinheiro da Inglaterra, mas a Primeira Guerra fez os ingleses desistirem disso e direcionar os recursos para enfrentar a Alemanha e não foi possivel tocar o projeto até o fim.

 

Em 1918, momentos depois da Revolução Russa de outubro de 1917, Fomin estava em São Petersburg presenciando os acontecimentos que definiriam os caminhos da Russia no século XX e não demorou a simpatizar-se pela causa revoluvionária.

 

Com a vitória do bolcheviques, Fomin treinou uma nova geração de arquitetos russos comprometidos com a causa dos trabalhadores e a cosntrução da URSS. Entre seus mais ilustres alunos estava Lev Rudnev que seria na geração seguinte o expoente máximo da "arquitetura stalinista". Ao mesmo tempo, Fomin desenvolvia seu próprio conceito de classicismo proletário.

 

Em 1929, mudou-se para Moscou. Em 1935 ele projeta uma importante obra: a estação de metro Krasniye Vorota, em Moscou, vencedora de um concurso.

 

Seu último projeto foi a sede do governo da Ucrania, em Kiev, no ano de 1934.

 

Fomin morreu de um acidente vascular cerebral (AVC) e foi enterrado com honras de serviços prestados ao seu país.

 

O filho de Fomin, Igor Ivanovich Fomin (nascido em 1904) também se tornou um arquiteto, trabalhando principalmente em São Petersburgo, que ao longo de sua vida, conpletou muitos projetos inacabados do pai.

IVAN FOMIN

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Sede do Ministério das Ferrovias (1930)

> (2) Estação de Metrô Krasniye Vorota  (1935)

> (3) Sede do Governo da Ukrania, Kiev  (1934-1936)

> (4) Edifíco Residencial/comercial "Dynamo", Moscou (1927-1929)

> (5) Edifício MPS, Moscou (1930)

> (6) Proposta para o Palácio dos Sovietes (1934)

> (7) Projeto neoclassico da estação Nikolaevski

> (8) Casa do principe Abamalek Lazarev 1913-1915

> (9) Casa do príncipe A. V. Obolenski, Finlandia, 1911

Referencias:

 

- Academic Dictionaries and Encyclopedias. Ivan Fomin. Disponivel em http://en.academic.ru/dic.nsf/enwiki/5025576. Acesso em 12 de julho de 2015

.

- Brumfield, William Craft. The Origins of Modernism in Russian Architecture. Berkeley:  University of California Press,  c1991 1991. http://ark.cdlib.org/ark:/13030/ft1g5004bj/. Acesso em 12 de julho de 2015.

 

- Peoples and Biographies - Architectes. Ivan Fomin. Disponivel em http://the100.ru/en/architect/ivan-aleksandrovich-fomin.html. Acesso em 12 de julho de 2015

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Ivan Fomin

Documento nº: F05
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 12/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page