ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
James Wyatt
✩  3 Agosto de 1746, Grã-Bretanha
  04 de setembro de 1813 Grã-Bretanha

Nascido em 1746, James Wyatt era pertencia à famosa família Wyatt, cujos membros eram em sua maioria, artistas e arquitetos.

 

James tornou-se funcionário público e por conta disso passou seis anos na Itália, de 1762 a 1768, servindo na embaixada inglesa na República de Veneza. Foi durante sua estadia nesta cidade que Wyatt entrou em contato com o mundo da Arquitetura e teve como mestre o artista e arquiteto Antonio Visentini (1688-1782)

Fez parte de seus estudo em Roma, aperfeiçoando suas habilidades a partir deexercícios de desenhos da cúpula da Basílica de São Pedro.

De volta à Inglaterra, foi selecionado como arquiteto para projetar o edifício do  Panteão da Oxford Street, em Londres, fato que trouxe a ele um sucesso instantâneo em todo país. Com a ajuda de seu irmão, Samuel Wyatt, o projeto de James foi escolhido pelo Comitê responsável pela obra, fato que o levou a tornar-se um associado da Real Academia Britânica em 1770. O Panteão foi inaugurado em 1772, tendo sido aclamado pela crítica da época como  "o edifício mais bonito da Inglaterra".

A fama de James aumenta e junto com seus bons modos cavalheirescos, garantiam a ele amigos e patronos entre os maiores nobres ingleses. Seu talento e fama chegou ao oriente e recebeu o convite para se tornar arquiteto da imperatriz Catarina II da Rússia , porém a alta nobreza inglesa ofereceu-lhe fortunas para que continuasse servindo à corte de seu país.

 

Por conta disso, acabou realizando diversos projetos encomendados pelos membros da nobrezae destacam-se entre as suas principais casas de campo neoclássicas  a Heaton Hall perto de Manchester (1772), Heveningham Hall em Suffolk (por volta de 1788 a 1799) e Castle Coole na Irlanda , a Packington Hall em Staffordshire, a casa da família Levett, e Dodington Park em Gloucestershire. Em 15 de fevereiro de 1785, Wyatt foi eleito professor acadêmico da Royal Academy.

Nos anos posteriores, ele realizou alterações e melhorias nos jardins reais do castelo de Windsor a pedido da rainha Charlotte e foi nomeado inspetor geral de obras. Por volta de 1800, ele foi contratado para realizar alterações no próprio Castelo de Windsor, e dois anos depois, em 1802 ele projetou para o rei o Palácio de Kew, onde se destacou o emprego extensivo de ferro fundido em sua construção, algo inédito até então.

Entre 1805 e 1808, Wyatt remodelou diversas casas pertencentes a nobreza. Neste período, o maior nome do estilo neoclássico era Robert Adam, e por isso Wyatt acaba se tornando um "rival" deste arquiteto, sendo inclusive acusado de imitar Adam em suas criações e desenhos. Em resposta, Wyatt acusava Adam de corromper a arquitetura neoclássica.

Foi justamente desta disputa com Robert Adam que levou James a se aperfeiçoar no estilo Neogótico, cada vez mais crescente no período georgiano inglês. Sua "ruptura" com o neoclássico o leva a produzir inúmeras obras neste estilo, como residencias, igrejas, restaurações de catedrais e construção de mausoléus.

Ele morreu em 4 de setembro de 1813 vítima de um acidente na carruagem em que viajava rumo ao local de uma de suas obras. Ele foi enterrado na Abadia de Westminster, seus filhos também eram arquitetos, sendo o mais velho, Benjamin Dean Wyatt, o mais famoso continuador de sua obra.

01 James_Wyatt.jpg

Retrato de James Wyatt

02 JAMES_WYATT National Portrait Gallery
James Wyatt, retratado em gravura de 1795
03 PLANTA ABADIA DE FONT HILL.jpg
Planta baixa da abadia de Font Hill, com anotações de Wyatt.

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Observatorio Astronomico RedClif, Oxford
> (2)  Fachada do Panteão de Oxford Street

> (3)  O Panteão de Oxford Street

> (4)  Torre de Worcestershire

> (5) Sede do Arsenal Real

> (6) Sede do Arsenal Real - Entrada

04 Oxford_ClarendonObservatory
04 Oxford_ClarendonObservatory

Observatório RedClif

05 Pantheon_Oxford_Street
05 Pantheon_Oxford_Street

Fachada do Panteão de Oxford Street

06 Pantheon_Oxford_Street
06 Pantheon_Oxford_Street

Panteao de Oxford Street

09 Broadway Tower Worcestershire UK
09 Broadway Tower Worcestershire UK

Torre de Worcestershire

08 Woolwich_royal_arsenal_gatehouse_1
08 Woolwich_royal_arsenal_gatehouse_1

Sede do Arsenal Real

07 Woolwich_royal_arsenal_gatehouse_1 (2
07 Woolwich_royal_arsenal_gatehouse_1 (2

Sede do Arsenal Real - Entrada

 - Referencias:

 

-  BANERJEE, Jacqueline. The Wyatt Dynasty. Disponível em http://www.victorianweb.org/art/architecture/misc/wyattdyn.html. Acesso em 04 de dezembro de 2019.

Encyclopaedia Britannica. James Wyatt. Date Published: agosto 31, 2019. Disponivel em https://www.britannica.com/biography/James-Wyatt​.  Acesso em 04 de dezembro de 2019.

- National Trust. James Wyatt Architect. Disponivel em https://www.nationaltrust.org.uk/croome/features/james-wyatt-architect.   Acesso em 04 de dezembro de 2019.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: James Wyatt

Documento nº: W14

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/wyatt-james
Última atualização: 04/12/2019

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital