ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Imhotep do Egito
♦  aproximadamente 2650 a.C, Memphis, Egito
† aproximadamente 2600a.C, Saqqara, Egito

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

 Imhotep é considerado o "Primeiro Sábio da Humanidade". Foi um homem de muitos conhecimentos, sendo também considerado, desde os antigos gregos, como o "primeiro grande polímata", além disso é também o primeiro arquiteto com obras conhecidas e documentadas.

 

Nada se sabe, do ponto de vista histórico-científico, sobre sua vida na infância ou juventude, apenas que ele era filho de outro arquiteto, Kanafer, do qual não se conhece realizações concretas. Tudo que sabemos com relativa segurança é quando ele serviu ao Faraó Djoser (reinou 2630-2611 aC), o segundo rei da terceira dinastia do Egito, que mais tarde foi adorado como, o deus da medicina no Egito.

 

Ele foi o arquiteto da pirâmide de degraus construídos na necrópole de Sakara, na cidade de Memphis. O monumento mais antigo existente de pedras lavradas conhecido no mundo. A pirâmide é composta por seis etapas (degraus )e atingia uma altura inicial de 62 metros.

 

Imhotep foi um dos principais funcionários do faraó Djoser. Além de ter sido o primeiro-ministro, astrólogo, sumo-sacerdote, matemático, foi o arquiteto responsável pelo primeiro uso conhecido de colunas de pedra para suportar um edifício. Antes de Djoser, faraós foram enterrados em túmulos chamados de mastabas.


Imhotep foi uma figura importante na medicina egípcia antiga. Ele foi o autor de um tratado médico. O chamado papiro "Edwin Smith" (que leva o nome do arqueólogo que o descobriu), contém observações anatômicas, diagnósticos de doenças e prescrições de curas. O papiro em questão foi provavelmente escrito em torno de 1700 aC, mas é consenso admití-lo ser uma cópia dos textos originais do período de Imhotep.

 

Documentos antigos mostram que Imhotep também havia servido freqüentemente como médico-chefe da nação. Alguns estudiosos atribuem sua grande reputação médica com a necessidade constante de atender feridos e outros acidentados durante as obras de construções da pirâmide.

 

Por volta do século VI aC foi Imhotep elevado à posição de divindade e durante o período greco-romano, era comumente vinculada sua imagem ao deus da medicina Asclépio. Templos voltados ao atendimento de pessoas doentes foram erguidos no Egito e dedicados à Imhotep.

 

Com a morte de Djoser, Imhotep continuou a servir o novo faraó, Sekhemkhet, que reinou de aproximadamente 2611 a.C a 2603 a.C e era filho de Djoser. Imhotep novamente projetou um novo complexo mortuário, também em Saqqara, não tão distante do complexo de Djoser, desta vez com uma pirâmide um pouco maior: sete patamares, atingindo 70 metros de altura. As tecnicas usadas no encaixe e no corte das pedras eram nitidamente mais apuradas do as da pirâmide anterior.

 

Com a morte de Sekhemkhet, a pirâmide foi abandonada e o tempo a soterrou, sendo redescoberta na década de 1950 e ficou conhecida como "A Pirâmide Enterrada".

 

Segundo textos antigos, Imhotep ainda projetou seu próprio túmulo, que ainda não foi descoberto e os arqueólogos procuram até hoje com grande entusiamos. A grande expectativa é que no túmulo do arquiteto deva conter documentos e outras inscrições importantes sobre arquitetura e medicina, além é claro, de sua múmia.

 

Abaixo, vídeo do Discovery© sobre Imhotep:

 

 

Imhotep do Egito

busto

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Pirâmide de degraus Djoser

> (2) Complexo mortuário de Djoser

> (3) Reprodução 3D do complexo mortuário de Djoser

> (4) Complexo mortuário de Sekhemkhet e a "Pirâmide Enterrada"

> (1) Pirâmide de degraus Djoser
> (1) Pirâmide de degraus Djoser

> (1) Pirâmide de degraus Djoser

press to zoom
Complexo mortuário de Djoser
Complexo mortuário de Djoser

> (2) Complexo mortuário de Djoser

press to zoom
complexo mortuário de Djoser
complexo mortuário de Djoser

> (3) Reprodução 3D do complexo mortuário de Djoser

press to zoom
Complexo mortuário de Sekhemkhet
Complexo mortuário de Sekhemkhet

> (4) Complexo mortuário de Sekhemkhet e a "Pirâmide Enterrada"

press to zoom

Referencias:

 

- BBC - HISTORY. Imhotep. Disponivel em http://www.bbc.co.uk/history/historic_figures/imhotep.shtml. Acesso em 03 de setembro de 2015.

 

- BRITANNICA, Enciclopedia. Imhotep. Disponível em http://www.britannica.com/biography/Imhotep. Acesso em 20 de julho de 2015

 

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- HURRY, J. B. Imhotep. The Vizier and Physician of King Zoser and afterwards the Egyptian God of Medicine.

 

- Randall J. Van Vunckt, ed. International Dictionary of Architects and Architecture : Volume 1, Architects. Detroit: St. James Press, 1993.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Imhotep do Egito

Documento nº: I05
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 02/09/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital