ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Philippe Neerman 
♦ 27 de maio de 1930, Congo Belga (Atual Congo, então colônia da Bélgica)
† 06 de junho de 2011, Bélgica

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Philippe Neerman foi um dos mais importantes arquitetos e designer industrial belga na segunda metade do século XX. Foi pai do também arquiteto e designer Johan Neerman.

 

Neerman nasceu em 1930 no Congo Belga, quando este país ainda era colônia da Bélgica, e era filho de pai belga e mãe francesa. Ele cresceu em Bruxelas, em uma família de artistas, mas fez muitas viagens a França durante sua infância. Em Ghent, Bélgica, estudou design de interiores, design e gestão de móveis.

 

Neerman formou-se na L'École de la Cambre em 1953. Depois de seus estudos, Neerman mudou-se para Kortrijk, onde ele trabalhou para uma empresa chamada De Coene,  uma empresa belga ligada ao ram ode decoração e interiores.  Ele foi contratado em 1955 pelo Ministério da Economia Belga para configurar a decoração e detalhes do Instituto de Estética Industrial e do Centro de Design, ligados à este ministério.

 

Neerman criou sua própria empresa em 1967 e foi um dos primeiros designers industriais europeus a adaptarem estudos ergonômicos para o design de transporte público, enquanto trabalhava em projetos para o Metro de Bruxelas,  Metro de Lyon e Marselha (estes ultimos, na França). Depois de trabalhar em vários projetos de sistemas de transporte de metrôs, ele começou a concentrar-se em diferentes sistemas de transporte, tais como ônibus, trens, e também carros eléctricos. Durante esse tempo, ele também focada em design de interiores e mobiliário para prédios diferentes.

 

Neerman foi professor no Instituto Nacional Superior de Arquitetura e Urbanismo em Antuérpia até 1995. Seu filho assumiu os negocios da família e continuou as pesquisas em arquitetura de veículos.

Philippe Neerman

OBRAS SELECIONADAS:

 

Uma ampla galeria de fotos dos veículos, carrocerias e alguns moveis projetados por Philippe Neerman, do tempo que ele trabalhava na De Coene, estão disponiveis no site (em inglês): neermantransport.com 

- Referencias:

 

- SITE OFICIAL DO ARQUITETO: johanson3.com/ Acesso em 22 de julho de 2015.

 

- SITE OFICIAL DO ARQUITETO: neermantransport.com/. Acesso em 22 de julho de 2015.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Philippe Neerman

Documento nº: N03
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 22/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital