Francisco de Assis Couto dos Reis
♦ 24de outubro de 1926, Aracaju, Sergipe, Brasil
† 20de abril de 2011, Salvador, Bahia, Brasil
PERFIL BIOGRÁFICO:
Francisco de Assis Couto dos Reis foi um arquiteto e professor de arquitetura. Assis Reis, como era mais conhecido, foi considerado um dos maiores nomes da segunda geração moderna da arquitetura no Brasil, tendo sido agraciado com o "Colar de Ouro", maior prêmio outorgado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) .
Embora tenha nascido em Aracaju, Assis Reis, ainda pequeno, migrou para Parnaíba com seus pais, Mário Reis e Joana Angélica de Lima Couto dos Reis (conhecida como "Dona Noquinha"), onde passou sua infância e parte da sua adolescência.
Lá, frequentou o Ginásio Parnaibano, no qual cursou "Humanidades" e foi aluno, entre outros, do professor José Pires de Lima Rebelo, de José de Lima Couto (irmão de sua mãe), de Henriette Sotter e do professor de topografia Alfredo Amstein, de origem suíça, com quem iniciou-se em topografia, praticada no Departamento de Portos, Rios e Canais, e que o convenceu a prosseguir seus estudos no sul do país.
Assis Reis também foi um exímio dançarino de tango e ainda campeão de sinuca, que praticava no em um 'Café' de propriedade de seu pai, antes de tornar-se topógrafo e arquiteto.
Diplomou-se bacharel em arquitetura em 1957 pela Faculdade de Arquitetura da Universidade da Bahia (atual Universidade Federal da Bahia). a partir de 1968, como professor na graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da UFB.
Era viúvo de Dona Celeste Reis, com quem teve duas filhas, Márcia Reis, também arquiteta, e Lorena Reis, psicóloga.
Entre as suas mais importantes obras destaca-se a sede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, de 1977. Destaca-se ainda o Solar das Mangueiras e Solar do Itaigara também em Salvador e todos erguidos na década de 1970.
Na década de 1990, elaborou os projetos de requalificação de algumas importante praças do Centro Histórico de Salvador e arredores, como a Praça da Sé e a Praça da Inglaterra.
Assis Reis foi ainda o responsável pela execução, nos anos 1970, da maquete da Cidade do Salvador, em escala 1:2.000, que abrange todo o território do Município e é até hoje constantemente atualizada pela Prefeitura desta capital. Foi professor da Faculdade de Arquitetura da UFBA e, em 2008, recebeu o Colar de Ouro do IAB, em reconhecimento à sua trajetória profissional.
Nos anos 1990, Assis teve atuação no programa Favela-Bairro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde deixou sua colaboração em diversos projetos, destacando-se o do Morro do Andaraí.
Francisco de Assis Couto dos Reis
OBRAS SELECIONADAS:
> (1) Sede da CHESF, 1976-1978
> (2) Solar das Mangueiras, 1976
> (3) Solar do Itaigara, 1977
> (1) Sede da CHESF, 1976-1978
> (2) Solar das Mangueiras, 1976
> (3) Solar do Itaigara, 1977
- Referencias:
- ACERVO ASSIS REIS: www.acervoassisreis.com.br
- BLOG DO ARQUITETO: www.assisreis.blogspot.com.br
- INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL - IAB. O sim de Assis. Publicado em 03 de maio de 2011. Disponivel em www.iab-ba.org.br/2013/o-sim-de-assis/. Acesso em 01 de agosto de 2015.
- UFRGS. Porta-retratos. Assis Reis, 1926-2011. Disponivel em www.ufrgs.br/docomomo/porta-retratos/portaretratos_assis_reis.htm. Acesso em 01 de agosto de 2015.
- VITRUVIUS. Notícias. Arquiteto Assis Reis falece em Salvador. publicado em 26/04/2011. Disponivel em www.vitruvius.com.br/jornal/news/read/784.
Acesso em 01 de agosto de 2015.
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Francisco de Assis Couto dos reis
Documento nº: R05
Disponível na Internet via:
Última atualização: 01/08/2015