top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Karl Friederich Schinkel
♦  13 de março de 1781, Neuruppin, Alemanha
† 09 de outubro de 1841, Berlim, Alemanha

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Karl Friedrich Schinkel foi um importante arquiteto prussiano, urbanista e pintor.

 

Ele nasceu em 13 de março de 1781 e era filho de um comerciante de Neuruppin, distrito de Brandenburg. Ele foi o fundador da assim chamada "Schinkelschule" (escola Schinkel) e teve uma decisiva influência sobre o Classicismo na Prússia.

 

Com a idade de seis anos, Karl Friedrich Schinkel perdeu seu pai e mudou-se para Berlim com sua família em 1794, onde frequentou a escola secundária até 1798. Na idade de 14 Schinkel já estava muito interessado em arte e visitou muitas exposições de arte.

 

Em 1796 ele participou de uma exposição pela academia, que foi a primeira vez que ele encontrou o arquiteto Friedrich Gilly, cujo trabalho ele estudou com entusiasmo. Ele decidiu se tornar um arquiteto. Karl Friedrich Schinkel tornou-se aluno de Friedrich Gilly e também seu amigo próximo.

 

A Rainha Luise da Prússia, a esposa do rei Friedrich Wilhelm III, conheceu Schinkel após ver seu trabalho como cenógrafo da ópera "A flauta mágica" de Mozart e por isso contrata-o para re-projetar seu quarto de dormir no palácio. Graças a esta comissão Schinkel tornou-se o mestre de obras e designer de interiores da família real.

 

Neste cargo ele projeta e executa muitas obras em estilos revivalistas, como o gótico e o grego, para a nobreza prussiana, tanto em Berlim como em Potsdam.

 

Em 1803 Schinkel fez sua primeira viagem para a Itália, onde estudou arquitetura antiga e somente retornou à Berlim dois anos depois. Como não houve grandes projetos de construção após a derrota dos prussianos contra os franceses, Karl Schinkel passou algum tempo trabalhando como pintor.

 

A partir de 1815 tornou-se chefe  do "Oberbaudeputation" um prédio do governo, e em 1820 tornou-se professor na "Bauakademie". Posteriormente, Karl Friedrich Schinkel ser inspector-chefe do governo prussiano responsável por transformar Berlim em uma capital.

 

Em 1816 Schinkel conheceu o escritor Johann Wolfgang von Goethe. Em 1823 ele foi contratado para construir o "Museu Lustgarten", em Berlim. Nesse período, começam a agravar-lhe uma serie de problemas de saúde e acaba tendo que interromper muitas obras para poder se recuperar.

 

Ainda assim permanece no cargo de inspetor-chefe, mas sofreu um derrame e morreu em 09 de outubro de 1841, em Berlim, deixando um legado de muitas obras que fizeram a cidade ser não apenas a capital do principado da Prussia, mas, futuramente, capital de toda a Alemanha.

Karl Friederich Schinkel

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Quadro "Catedral Gótica", 1815

> (2) Altes Museum, 1822-1830

> (3) Casa de Concertos, 1818-1821

> (4) Monumento Nacional das Guerras de Libertação, 1818-1821

- Referencias:

 

- ART DIRECTORY. Karl Friederich Schinkel - Biography. Disponivel em http://www.karl-friedrich-schinkel.com/. Acesso em 09 de agosto de 2015.

 

- BRITANNICA, Enciclopedia. K. F. Schinkel. Disponivel em http://www.britannica.com/biography/Karl-Friedrich-Schinkel. Acesso em 09 de agosto de 2015

 

- Dennis Sharp. The Illustrated Encyclopedia of Architects and Architecture. New York: Quatro Publishing, 1991. ISBN 0-8230-2539-X. NA40.I45. p137. Disponivel em http://www.greatbuildings.com/architects/Karl_Friedrich_Schinkel.html. Acesso em 09 de agosto de 2015.

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Karl Friederich Schinkel

Documento nº: S09

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 09/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page