ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Benjamin Dean Wyatt
✩  1775, Grã-Bretanha
 1852, Grã-Bretanha

Nascido em 1775, Benjamin Dean Wyatt era o filho mais velho e também aluno do arquiteto James Wyatt, uma família cujos membros eram em sua maioria, artistas e arquitetos.

 

Depois de concluir seus estudos na Igreja de Oxford, em 1795 ele assumiu um cargo no Departamento da Companhia das Índias Orientais, em Calcutá, na Índia. Lá ele conhece o poderoso Richard Wellesley, governador-geral de Calcutá, amizade esta que terá grande importância no correr de sua carreira.

 

Retornando de Calcutá, em 1809, passará a atuar mais na arquitetura e menos nas atividades financeiras comerciais. Ele vai se estabelecer na Irlanda, em Dublin, empregado como secretário particular do irmão de Wellesley, Arthur, mais tarde o famoso Duque de Wellington e grande patrocinador das atividades arquitetônicas de Benjamin e seu irmão mais novo, também arquiteto, Phillipe Wyatt.

 

Em 1811, Wyatt venceu a competição para reconstruir o Theatre Royal, Drury Lane, que havia sido destruído pelo fogo em 1809. A construção começou em outubro de 1811 e o teatro foi inaugurado um ano depois. Wyatt baseou o design do auditório inspirado no teatro de Bordéus, que era reputado por ter a melhor acústica da Europa. Em 1813 ele publicou seu livro "Observações sobre o Design para o Teatro Real, Drury Lane."

 

Ele sucedeu seu pai no posto de diretor da Fábrica da Abadia de Westminster de 1813 a 1827. Durante os anos de 1825 a 1840, ele projetou e decorou a Lancaster House, mansão conhecida como "a casa soberba" devido ao alto luxo de imponência. Hoje este edifício é usado pelo governo britânico para hospedar chefes de estado de nações amigas em visita ao país.

Em 1828, ele remodela a mansão Apsley House para o Duque de Wellington, que adota este prédio como sua residência oficial.

 

Entre os outros trabalhos de Wyatt há um marco londrino bastante conhecido, que é  também sua obra mais famosa: a coluna do duque de York em Waterloo Place (projetado e executado entre 1831-34). Com 124m de altura, a coluna é impressionante e altamente visível em diversos pontos da cidade. Precisou de fundações de concreto de 53 metros quadrados e tem 169 degraus dentro dela.

Ao fim da vida, Benjamin e seu irmão Phillip acabaram indo a falência, mas os críticos reputam a ele uma contribuição inegável na construção da paisagem urbana de Londres.

Os desenhos de Benjamin bem como os de seus familiares estão compilados no Catalogue of the Drawings Collection of the Royal Institute of British Architects: the Wyatt family (1974)

Retrato de Benjamin Dean Wyatt

Estudos geométricos da planta da Coluna do Duque de York
Corte e medidas Coluna do Duque de York, com anotações de Wyatt.

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Coluna do Duque de York
> (2)  Base da Coluna do Duque de York

> (3)  Apsley House

> (4)  Apsley House

> (5) Casa de Lancaster

> (6) Desenho do Teatro Real de Londres

1 Coluna do Duque de York
1 Coluna do Duque de York
press to zoom
2 Coluna do Duque de York - base
2 Coluna do Duque de York - base
press to zoom
4 Apsley House
4 Apsley House
press to zoom
3 Apsley House
3 Apsley House
press to zoom
5 Lancaster House
5 Lancaster House
press to zoom
6 Teatro Real Drury Lane de Londres
6 Teatro Real Drury Lane de Londres
press to zoom

 - Referencias:

 

- Dictionary of Irish Architects 1720 - 1940. Benjamin Dean Wyatt. Disponível em https://www.dia.ie/architects/view/5759/wyatt,+benjamin+dean+%23. Acesso em 24 de junho de 2018.

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

Wyatt, Benjamin Dean (bap. 1775, d. 1855), architect. in Oxford Dictionary of National Biography. Disponível em http://oxfordindex.oup.com/view/10.1093/oi/authority.20110803125136605. . Acesso em 24 de junho de 2018.

- THE VICTORIAN WEB. Benjamin Dean Wyatt. Disponível em http://www.victorianweb.org/art/architecture/wyattbd/index.html. Acesso em 24 de junho de 2018

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Benjamin Dean Wyatt

Documento nº: W13

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/wyatt-benjamin-dean
Última atualização: 24/06/2018

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital