ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Denise Scott Brown
♦  03 de outubro de 1931, Nkana, Rodésia do Norte (atual país da Zâmbia)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Denise Scott Brown, filha de pais judeus, iniciou os seus estudos na África do Sul, na Universidade de Witwatersrand, nos anos de 1948 a 1952, onde conheceu o seu futuro marido, Robert Scott Brown. Denise viajou para Londres em 1952 e continuou o seu ensino na escola superior londrina Architectural Association School of Architecture. Em 1955 formou-se em arquitetura, ano em que também se casou com Scott Brown.

 

O casal passou os seguintes três anos a trabalhar e a viajar por toda a Europa, até 1958, quando foram para Filadélfia, com o objetivo de estudarem na Universidade da Pensilvânia, no departamento de planejamento urbano. Em 1959, Robert Scott Brown morre num acidente de carro.

 

Denise completou o seu mestrado em planejamento urbano, em 1960, e tornou-se um membro do corpo docente da mesma universidade após a sua formatura, completando o mestrado em arquitetura ao mesmo tempo que dava aulas.

 

Em 1960, Denise conheceu o arquiteto Robert Charles Venturi, também professor na Universidade e ambos casaram-se em 1967. Denise mudou-se de volta para a Filadélfia, no mesmo ano, para se juntar à empresa do seu marido, Venturi & Rauch, tornando-se diretora responsável pelo planeamento urbano, no ano de 1969.

 

Em 1972, em conjunto com Venturi e Steven Izenour, Denise escreveu Learning From Las Vegas: the Forgotten Symbolism of Architectural Form (Aprendendo com Las Vegas: o Simbolismo Esquecido da Forma Arquitetónica), livro que expõe estudos sobre a urbanização de Las Vegas. 

 

Seu livro integrou parte dos estudos do livro polêmico "Complexity and Contradiction in Architecture" (Complexidade e Contradição na Arquitetura), escrito por Robert Venturi, como uma repreensão ao modernismo ortodoxo e gostos arquitetónicos de elite, e ainda como um ponto de partida para a expansão americana e para a arquitetura vernacular. Após esta primeira experiência, Denise Scott Brown manteve-se uma escritora prolífera sobre arquitetura e urbanismo.

 

Em 1989 a empresa passa a se chamar Venturi, Scott Brown and Associates, e os contratos firmados com grandes projetos de planejamentos urbanos possibilitou que Denise elaborasse grandes projetos cívicos de planejamento, estudos e projetos de campus universitários. Atuou também como encarregada de obra ao lado de Robert Venturi em grandes projetos de arquitetura da sua empresa, incluindo a Sainsbury Wing of National Gallery, em Londres, o edifício do Capitólio em Toulouse, o Nikko Hotel e Spa Resort, no Japão, entre outros.

 

Conhecida como uma grande estudiosa no campo de planejamento urbano, lecionou aulas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e foi nomeada co-presidente do Programa de Design Urbano da Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Mais tarde deu aulas na Universidade de Yale e em 2003 foi professora convidada ao lado de Venturi na Graduate School of Design, da Universidade de Harvard.

 

O Site oficial de Denise e de seu esposo (Venturi Scott Brown & Associates) contém as informações completas de seus projetos.

Denise Scott Brown
Denise Scott Brown e seu esposo, Robert Venturi
Denise Scott Brown e seu esposo, Robert Venturi em frente ao Memorial Allen, do Museu de Arte do Colégio de Oberlin, Michigan

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Museu da Criança; Houston, Texas (1992)

> (2) Seattle Art Museum; Seattle, Washington (1991)

> (3) Allen Memorial Art Museum, Oberlin College; Oberlin, Ohio (1976)

> (4) University of Michigan Campus Plan; Ann Arbor, Michigan (1997–2005)

> (5) Provincial Capitol Building; Toulouse, France (1999)

> (6) Laboratório Lewis Thomas; Princeton University, New Jersey (1986)

 

Museu da Criança, Texas
Museu da Criança, Texas

> (1) Museu da Criança; Houston, Texas (1992)

Seattle Art Museum
Seattle Art Museum

> (2)Seattle Art Museum; Seattle, Washington (1991)

Allen Memorial Art Museum
Allen Memorial Art Museum

> (3)Allen Memorial Art Museum, Oberlin College; Oberlin, Ohio (1976)

Campus - University of Michigan
Campus - University of Michigan

> (4)University of Michigan Campus Plan; Ann Arbor, Michigan (1997–2005)

Exterior_9--crop.jpgng
Exterior_9--crop.jpgng

Museu da Criança; Houston, Texas (1992) > (2)Seattle Art Museum; S> (5) Provincial Capitol Building; Toulouse, France (1999)

Laboratório Lewis Thomas
Laboratório Lewis Thomas

> (6) Laboratório Lewis Thomas; Princeton University, New Jersey (1986)

Referencias:

 

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- MICHIGAN, University. Master Planning Campus. Disponivel em http://www.umaec.umich.edu/master-planning/Acesso em 06 de julho de 2015.

 

- OBERLIN COLLEGE. Memorial Allen Art Museun. About the Building. Disponivel em http://www.oberlin.edu/amam/VenturiAddition.html Acesso em 06 de julho de 2015.

 

- SITE OFICIAL DA ARQUITETA: venturiscottbrown.org

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Denise Scott Brown

Documento nº: B30
Disponível na Internet via: https://www.ebad.info/brown-denise-scott
Última atualização: 06/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital