ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
John Wood (filho)
✩  25 de fevereiro de 1728, Bath, Inglaterra
 18 de junho de 1782, Bath, Inglaterra

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

John Wood, o filho, tem sua história intimamente ligada à de seu pai e aos trabalhos realizados na cidade de Bath. Com ele, as obras de John Wood (pai) foram terminadas e o ideal da cidade palladiana concretizados, levando este estilo ao apogeu.

 

Seu primeiro professor foi seu pai e praticamente foi no canteiro de obras. Seu primeiro trabalho profissional se deu com a idade de vinte e um anos, quando foi encarregado de participar da construção da Bolsa de Valores de  Liverpool.

 

Após a morte de seu pai em 1754, ele completou os trabalhos deste em Bath de maneira magistral. Ele terminou o Circus, logo em seguida concluiu os trabalhos da impressionante semi-elipse do Real Crescent (1767-75). Esta solução de empregar a semi-elipse de frente a uma área de jardins foi imitada em diversas outras cidades, tanto da Inglaterra como de outas partes do mundo.

 

Além dessa, Wood filho concluiu outros edifícios públicos planejados pelo pai, também em Bath, entre os quais o prédio da Assembléia Municipal (1769-71) e os Banhos Térmicos Públicos (1773-77).

 

Wood filho manteve a mais pura tradição palladiana inglesa, pois seus edifícios mostram um forte contraste entre a severidade do exterior e a elegância de seus espaços internos, típico dos tratados de Andrea Palladio.

 

Embora o trabalho de John Wood, filho, em Bath, possa ser suficiente para colocá-lo na vanguarda dos arquitetos ingleses do século XVIII, outros edifícios menos conhecidos também devem ser mencionados, como Buckland House (1757 ) e a Enfermaria Geral de  Salisbury (1766, hoje, totalmente modificado e transformado em apartamentos)

 

Além dessas, Wood filho é o autor de uma coleção original de planos para casas populares, voltada aos trabalhadores, estes trabalhos foram publicados em 1781 sob o título "Série de Planos para Casas e Habitações de Trabalhadores".

John Wood, o pai (sentado)

e John Wood, o filho (de pé)

Capa da "Série de Planos para Casas e Habitações de Trabalhadores", 1781

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Buckland House (1757)
> (2) Enfermaria Geral de  Salisbury (1766)

> (3) Planos para Casas e Habitações de Trabalhadores

Buckland House (1757)-house
Buckland House (1757)-house

Buckland House (1757)

Enfermaria Geral de  Salisbury (1766
Enfermaria Geral de  Salisbury (1766

Enfermaria Geral de  Salisbury (1766)

Planos para Casas e Habitações de Tr
Planos para Casas e Habitações de Tr

Planos para Casas e Habitações de Trabalhadores

 - Referencias:

 

- BRITANNICA, Encyclopaedia. John Wood - ENGLISH ARCHITECT. WRITTEN BY: The Editors of Encyclopædia Britannica. Disponivel em https://www.britannica.com/biography/John-Wood-the-Elder. Acesso em 28 de dezembro de 2017

 

-GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- GEORGIAN CITIES. John Wood the Elder and John Wood the Younger. Disponivel em http://www.18thc-cities.paris-sorbonne.fr/John-Wood-the-Elder-and-John-Wood?lang=en. Acesso em 28 de dezembro de 2016.

- Site dedicado a vida e obra do arquiteto John Wood, the elder: http://www.johnwoodtheelder.co.uk - acesso em 29 de dezembro de 2017 

 

- TYZACK, Anna. Georgian property: Buckland House lives again. in The Telegraph - publicado em 04/11/2010 - Disponível em http://www.telegraph.co.uk/finance/property/period-property/8109857/Georgian-property-Buckland-House-lives-again.html - Acesso em 29 de dezembro de 2017.

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: John Wood (filho)

Documento nº: W08

Disponível na Internet via:
Última atualização: 28/12/2017

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital