ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Thomas Skinner
♦  1759, Inglaterra
† 06 de fevereiro de 1818, Le Havre, França

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Thomas Skinner foi um engenheiro militar, carreira do qual seguiu seu pai e seu avô, ambos com o nome de William Skinner.

 

Por influência deles, Thomas Skinner ingressou cedo nas forças armadas britânicas e juntou-se ao Corpo dos Engenheiros em 27 de Maio de 1774 com 14 anos de idade. Foi servir por muitos anos em Gibraltar, onde o mais velho de seus filhos nasceu. No final do verão de 1790, ele recebeu a patente de capitão e foi transferido para Newfoundland como engenheiro-chefe.

 

Nos próximos 13 anos de sua vida, ele passou a servir os governadores coloniais inglesses com a função de responsável por manter as fortificações da ilha de Terra Nova (leste do Canadá) e outras obras militares.

 

Após a eclosão da guerra com a França em 1793, Skinner partiu em uma expedição para ocupar Saint-Pierre e Miquelon comandando cerca de 150 oficiais e homens do Royal Corpo de Voluntários de Terra Nova. Em 1795, Skinner é promovido para o cargo de tenente-coronel.

 

No verão de 1796 o aparecimento de uma esquadra francesa ao largo da costa de São João (capital da ilha) colocou todos em estado de alarme. O governador de Terra Nova. sir James Wallace, aumentou o rengimento de Skinner, que passou a ser de 650 homens. O próprio governador em contato com o almirante da esqudra francesa persuadiu-o para que desistisse de um conflito por Terra Nova, que estava muito bem defendida pelas fortalezas de Skinner.

 

O sucesso de Skinner contra os franceses não o salvou de entrar em declínio com sua carreira militar. Muitos de seus soldados eram irlandeses e assim que este país começou a lutar pela independencia houve muitos motins e uma grande revolta prevista para eclodir em 20 de abril de 1800 foi desbaratada. Muitos motinados foram presos e um regimento de soldados britânicos foi enviado para guarnição de São João até o final da guerra com a França, em 1802. O rengimento foi dissolvido com o fim do conflito e Skinner perdera o prestígio como chefe militar, embora continuasse como engenheiro-chefe. 

 

Ele então foi chamado de volta para a Inglaterra em 1803. Aposentou-se com salário integral em 01 de julho de 1807.

 

Como engenheiro-chefe de Terra Nova, Thomas Skinner trouxe as defesas de S. João à um alto nível de eficiência e modernizou as formas de fortificações. Tais mudanças serviram como padrão durante todo o século XIX a até praticamente a I Guerra Mundial (1914-1918), quando foram novamente requalificadas.

 

Seu filho mais velho continuou servindo como oficial sênior da Artilharia Real e seu terceiro filho, Robert Pringle, foi capitão com o Real Regimento de Terra Nova que lutou na guerra de 1812. Entretanto, sua filha, Mary Harriet Skinner, protagonizou uma das histórias de amor mais incriveis do século XIX.

 

Ela era casada com um oficial do 7º Regimento, e ao saber da morte de seu marido na batalha de Salamanca vestiu-se com o uniforme dos soldados e foi a campo fingindo combater, mas na verdade procurava o corpo de seu amado no campo de batalha. O incidente foi objeto de uma peça teatral muito popular apresentada nos palcos de Londres, que ficou conhecido como "A heroína de Salamanca".

Thomas Skinner

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Requalificação do Forte de Signal Hill, Terra Nova (Canada)

> (2) Readequação do Forte Townshend, Terra Nova, (Canada)

> (3) Readequação do Forte Willian, Terra Nova, (Canada)

 

 

Forte Signal Hill
Forte Signal Hill

> (1) Requalificação do Forte de Signal Hill, Terra Nova (Canada)

press to zoom
Forte Townshend
Forte Townshend

> (2) Readequação do Forte Townshend, Terra Nova, (Canada)

press to zoom
Forte Willian
Forte Willian

> (3) Readequação do Forte Willian, Terra Nova, (Canada)

press to zoom

 - Referencias:

 

-  GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- G. W. L. Nicholson, “SKINNER, THOMAS,” in EN:UNDEF:public_citation_publication, vol. 5, University of Toronto/Université Laval, 2003–, accessed November 28, 2015, http://www.biographi.ca/en/bio/skinner_thomas_5E.html.

 

- THE ROYAL NEWFOUNDLAND REGIMENT. His Majesty’s Royal Newfoundland Regiment of Foot 1795-1802. Disponivel em http://www.rnfldr.ca/history.aspx?item=32.  Acesso em 28 de novembro de 2015.

 

- Skempton, A. W., et al., eds. Biographical Dictionary of Civil Engineers, Volume 1, 1500-1830. 2002. London: Thomas Telford on behalf of the Institution of Civil Engineers.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Thomas Skinner

Documento nº: S19

Disponível na Internet via: www.ebad.info/#!skinner-thomas/c8dx
Última atualização: 22/10/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital