ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Vladimir Yevgraphovich Tatli
♦ 28 de dezembro de 1885 – Kharkov, Ucrânia (Império Russo)
† 31 de maio de 1953  – Moscou, URSS

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Vladimir Tatlin nasceu em uma família operária. Seu pai era um engenheiro ferroviário e sua mãe uma poetiza. Durante a juventude, ele trabalhou na marinha mercante, atividade que mais tarde iria inspirar alguns de seus trabalhos .

 

Tatlin começou sua carreira artística pintando ícones religiosos, mas seu talento foi aflorando-se a cada dia e por conta disso, ingressou e estudou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, graduou-se na Academia de Belas-Artes de Moscou no ano de 1910 e começou a carreira produzindo quadros em estilo figurativo.

 

Viajou a Paris (1913), onde é influenciado pelas construções tridimensionais de Pablo Picasso, em papel, madeira e outros materiais.  Quando Tatlin retornou a Moscou e integrou-se a um grupo de pintores, arquitetos e escritores russos vanguardistas das cidades de Moscou, Odessa e São Petersburgo. O arquiteto Ivan Fomin era um dos integrantes dessa vanguarda artística. Nesse período, Tatlin desenhou cenários para o teatro e participou de diversas exposições.

 

Para Tatlin, os 'contra-relevos' (assim ele chamava suas obras em três dimensões) ficavam numa zona intermediária entre a pintura e a escultura porque fugiam da estabilidade dos pedestais ou das paredes, ficando muitas vezes suspensos por arames estendidos de diversas maneiras no encontro de duas paredes. Ele dava muito mais ênfase ao espaço, do que com a matéria, e isso o fazia revolucionário.

 

É a partir destas obras que Tatlin funda o Construtivismo, movimento que associaria vários artistas. Ele também é considerado o primeiro teórico do construtivismo russo.

 

Com o triunfo da revolução soviética (1917), passou a trabalhar usando a arte como instrumento de educação para o povo.

 

Os construtivistas acreditavam que a arte deveria refletir o novo mundo industrial e adaptar formas, materiais e técnicas da moderna tecnologia, encarnando a ideia do artista-engenheiro empenhado na construção de objetos úteis.

 

 

Como arquiteto ele não produziu senão projetos que não foram cosntruidos. Seu maior projeto é o Monumento da 3ª Internacional (projetado em 1919). Uma esplendida torre criada por Tatlin, que logo em sua apresentação já se consagrou como um dos protótipos da arquitetura construtivista, influenciando uma série de experimentos em cenários e desenhos industriais.

 

Este monumento pretendia representar os novos tempos e a dinâmica social, tentando integrar arte e técnica. Esta metáfora da sociedade maquinista relaciona-se com um tema que estava presente também nos outros movimentos de vanguarda. A torre teria 400 metros de altura (mais alta que a Torre Eiffel) e o monumento seria colocado no centro de Moscou.


O projeto, nascido num momento de entusiasmo político, nunca foi construído devido à alteração da política governamental que passou a manifestar-se contra a arte de vanguarda e também pelo pouco aço disponível.

 

Inclinada como a Torre de Pisa, a estrutura vazada de vidro e ferro se baseia numa espiral contínua para representar o progresso vertical da humanidade, onde todos os cilindros iriam girar: embaixo daria uma volta de 365 dias, no meio, 30 dias (lua) e em cima, 24 horas. Na parte de baixo comportaria repartições públicas; no meio, escritórios e em cima, uma estação de rádio. Na calota (protetor) trazia slogans comunistas.

 

Reconstruída em 1976/1968 (maquete) para uma exposição na Moderna Museet, em Estocolmo, Tatlin projetou essa movimentada torre como um símbolo do ilimitado potencial da União Soviética, representando a alegoria do Cosmo. 

 

Lênin, o líder da revolução russa, era simpático às vanguardas artísticas, mas com sua morte em 1924 e a subida de Stalin ao poder, as vanguardas artísticas não tiveram mais espaço.

 

Tatlin foi um dos artistas que se mantiveram na Rússia após este desinteresse político pela arte experimentalista, sendo obrigado, no fim da vida, a retomar a pintura figurativa que caracterizou a arte do regime de Stalin. Morreu em 1953 em Moscou e está enterrado no famoso cemitério de Novodevichy.

 

Embora tenha falecido com apenas 67 anos, Tatlin deixou um legado artístico que até hoje influencia pintores e escultores do mundo todo.

Vladimir Tatlin

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Relevo - 1914

> (2) O Vendedor de Peixes - 1914

> (3) Auto-retrato "O Marinheiro" - 1911

> (4) O Livro e o Crânio - 1950

> (5) A Mulher no banho - 1930

> (6) Maquete da Torre da 3º Internacional

> (7) Mulher Nua - 1913

> (8) Máquina de Voar - 1950

> (9) Maquete da Torre da 3º Internacional

> (10) Contra-relevo azul - 1914

RELIEVE, 1914 metal e couro sobre madeira.JPG
RELIEVE, 1914 metal e couro sobre madeira.JPG
press to zoom
the-fishmonger-1911.jpg
the-fishmonger-1911.jpg
press to zoom
the sailor.jpg
the sailor.jpg
press to zoom
Sara_SkullonOpenBook_FINAL1950.jpg
Sara_SkullonOpenBook_FINAL1950.jpg
press to zoom
mulheraobanho1913.jpg
mulheraobanho1913.jpg
press to zoom
Monumento da 3 Internacional.JPG
Monumento da 3 Internacional.JPG
press to zoom
model-1913.jpg
model-1913.jpg
press to zoom
maquina de voar1950.jpg
maquina de voar1950.jpg
press to zoom
Maquete do Monumento da 3 Internacional.jpg
Maquete do Monumento da 3 Internacional.jpg
press to zoom
3aa9372a85ca8f7e8b1dda550ee5fc49.jpg
3aa9372a85ca8f7e8b1dda550ee5fc49.jpg
press to zoom

 - Referencias:

 

- GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- PISAURO, Valéria. Vladimir Tatlin e o Construtivismo Russo. disponivel em http://valiteratura.blogspot.com.br/2011/12/vladimir-tatlin-e-o-construtivismo.html. Acesso em 15 de dezembro de 2015.

 

 - ART STORY, The. Vladimir Tatlin, 1885-1953. Disponivel em http://www.theartstory.org/artist-tatlin-vladimir-artworks.htm#pnt_3. Acesso em 16 de dezembro de 2015.

 

- FUCHS, Sybille. ARENS, Marianne. Tatlin’s “new art for a new world”. Disponivel em https://www.wsws.org/en/articles/2012/06/tat1-j19.html.  Acesso em 16 de dezembro de 2015

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio; SILVA, Sandra M. L.
Título: Vladimir Tatlin

Documento nº: T03

Disponível na Internet via: www.ebad.info/#!tatlin-vladimir/cg75
Última atualização: 16/12/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital