ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Maciej Nowicki
♦ 26 de junho de 1910 (Rússia)
† 01 de setembro de 1950 (Líbia)

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Maciej Nowick é de origem polonesa, tendo nascido durante uma viajem da família à Russia, na região da Sibéria, por isso, sua nacionalidade é russa. A família logo voltou para a Polônia, onde passou sua infância.

 

Cursou a faculdade de Arquitetura na Universidade Tecnologica de Varsóvia, capital polonesa. Na faculdade, toma contato com as obras de Le Corbusier e adere ao modernismo. Também nesse periodo ele conheceu sua esposa e participou de vários concursos de arquitetura nos anos 1930 e em 1931 realiza seu primeiro projeto: a casa de seus próprios pais, numa pequena vila de Bielany, inpiradas em linhas modernistas.

 

Até pouco antes da Polonia ser invadida pelas tropas nazistas, Nowick projetou um centro de esportes e educação física, em Varsóvia, além de lojas e cafés na capital.

 

Com o fim da guerra, Nowicki faz parte das equipes de reconstrução de Varsóvia, sendo seus projetos não realizados em sua totalidade devido a problemas financeiros. Suas propostas contribuiram para a modernização da cidade, onde ele aplica sua visão de urbanismo, buscando priorizar a escala do pedestre.

 

Após 1945, ele emigra para os Estados Unidos e encontra Le Corbusier e Oscar Niemeyer, durante a construção  da Sede da Onu, sendo o consultor da Polônia para esta obra. Ele torna-se chefe do Departamento de Arquitetura da Universidade Estadual da Carolina do Norte,

 

Sua maior obra é a State Fair "Dorton" Arena, na Carolina do Norte, um ginásio multiuso projetado em 1950, mas só começada em 1952, supervisionada pelos amigos e sócios do escritório de Nowicki. O prédio integra a lista de locais históricos dos Estados Unidos.

 

Pouco antes de falecer, Nowicki fez também vários projetos habitacionais populares para a India, através de um concurso internacional para a construção de Chandigarh, a nova capital do estado indiano de Punjab. Com sua morte, os projetos da nova capital ficaram por conta de Le Corbusier.

 

Ele faleceu em um acidente aéreo no dia 31 de agosto de 1950, no deserto da Líbia e sua morte foi confirmada em 01 de setembro, por autoridades egípcias.

Maciej Nowicki

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) State Fair "Dorton" Arena, Carolina do Norte (1952)

> (2) Cubo Branco - Casa dos pais do arquiteto, Polonia (1931)

 

> (1) "Dorton" Arena
> (1) "Dorton" Arena

> (1) State Fair "Dorton" Arena, Carolina do Norte (1952)

> (2) Cubo Branco
> (2) Cubo Branco

> (2) Cubo Branco - Casa dos pais do arquiteto, Polonia (1931)

- Referencias:

 

- CULTURE POLAND. Maciej Nowick. Disponivel em http://culture.pl/pl/tworca/maciej-nowicki/. Acesso em 22 de julho de 2015.

 

-- NORTH CAROLINA, Depto. Agroculture, Consumer and Services. History of Dorton Arena

 

- URBANSKA, Marta. MAciej Nowicki. 2013. Disponivel em http://www.archsarp.pl/1025/maciej-nowicki-humanista-wizjoner-i-architekt. Acesso em 22 de julho de 2015

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Maciej Nowicki

Documento nº: N09
Disponível na Internet via: 
Última atualização: 22/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital