ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Prof. Arq. Silvio Durante

"Na realidade, como em todas as outras coisas, também na arquitetura de uma forma especial (...) convém que ele [o arquiteto] seja engenhoso e hábil para a disciplina (...). Deverá ser versado em literatura, perito em desenho gráfico, erudito em geometria, deverá conhecer muitas narrativas de fatos históricos, ouvir diligentemente os filósofos,  (...)

Vitruvius, Tratado de Arquitetura, Livro I, cap I

Apresentação
Objetivos

Durante as aulas de "Teoria e História da Arquitetura" e disciplinas corrrelatas do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Sagrado Coração (USC - Bauru, São Paulo, Brasil), verificamos ser indispensável a consulta à dados biográficos dos arquitetos estudados durante essas disciplinas em particular e não menos em outras disciplinas em geral.

 

Entretanto, constatamos que no Brasil não existe nenhuma publicação do tipo dicionário ou enciclopédia de biografias de arquitetos a exemplos dos clássicos "Dicionário de Biografias Científicas" (BENJAMIN, César, 2007) que trata da biografia de cientistas e filósofos da ciência, ou ainda o "Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro" (FGV, 1984) que trata de biografias de personalidades e instituições políticas brasileiras à partir de 1930.

 

Temos em nosso idioma diversos livros, impressos e digitais, que são dicionários de arquitetura, isto é, obras de referencias quanto a termos peculiares à arquitetura, arte e construção com seus respectivos significados e representação gráfica.

 

Mas, nenhum deles com verbetes biográficos de arquitetos e arquitetas.

Verificamos que as pesquisas em torno das biografias dos arquitetos são realizadas a partir de informações espalhadas por sites da internet, que nem sempre são sites acadêmicos ou de divulgação científica e principalmente em enciclopedias livres.

 

Uma grande parte das biográfias de arquitetos e arquitetas não estão em idioma português. Este é um outro problema enfrentado pelos graduandos brasileiros: exceto os grandes nomes de arquitetos e arquitetas de reconhecimento internacional, uma parte consideravel de biografias estão em outros idiomas, principalmente em inglês, francês, italiano ou espanhol.

 

Nossa inspiração e modelo para construir o glossário do EBAD foi o "Dicionário Biográfico das Ciencias da Saúde no Brasil, 1832-1930" da Fundação Oswaldo Cruz.

As informações que fundamentam o conteúdo dos verbetes, são diversas e destacamos: site oficial do arquiteto ou da arquiteta biografado(a); documentos didático-pedagógicos, documentos acadêmicos e culturais, obras de referência, periódicos , textos científicos, teses e enciclopedias digitais licenciadas.

As Fontes de Consulta

I - Criar um grande acervo digital de biografias de arquitetos em idioma portugês;

 

II - Suprimir lacunas ao reconstituir parte da história de vida dos arquitetos e arquitetas, aqui sob o formato de verbetes;

 

III -  Fornecer o acesso rápido e gratuito a pesquisadores e público em geral interessado em informações importantes sobre a história dos arquitetos e arquitetas do mundo todo. 

Esta obra, em seu lançamento disponibilizará 360 verbetes, será progressivamente construída e serão disponibilizados novos verbetes além de atualizados e ou corrigidos, quando possível, os verbetes já on-line.

Silvio Durante

Idealizador da Enciclopædia Biográfica de Arquitetos e Arquitetas Digital

Em construção ...
Sobre o autor...

 

Silvio Roberto Durante Sobrinho nasceu em 22 de outubro de 1985, no município de Araçatuba/SP. Atualmente residente em Bauru/SP. Graduado em História (2008) pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Pós-graduado (Especialização Lato Sensu, 2012) em Filosofia pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá/Inst. Signorelli (FIJ), Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

 

Escritor de poemas, com participação em diversos livros de coletâneas. Autor do livro de poemas e ilustrações "A Dança do Acaso - Breve Romance em 30 poemas e ilustrações" (2011). Autor do livro "Éticas Poéticas" (2018).

Desenvolve o projeto de pesquisa "Observatório do Art Déco da Região Noroeste Paulista", que através do registro fotográfico tem como objetivo a preservação da memória e história de edificações em estilo Art Déco (silviodurante.wixsite.com/observatorioartdeco).

Proprietário do escritório SDX Arquitetura (www.sdxarquitetura.com)

Entre em contato: ebad@email.com

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital