top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
John Wood (pai)
✩  26 de agosto de 1704, Yorkshire, Inglaterra
 23 de maio de 1754, Bath, Inglaterra

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

John Wood era filho de um construtor da cidade inglesa de Bath. Esta cidade localizada próximo a Londres é uma nobre região destinada a ser balneário para a aristocracia inglesa, devido sua água límpida e termal. John Wood foi um exímio arquiteto e um visionário urbano e adotou o estilo neoclássico, inspirado em Palladio, tornando-se um dos maiores expoentes desse estilo no mundo anglo-saxão e inspirando uma geração inteira de arquitetos e urbanistas.

 

Embora sua influencia seja o classicismo do mundo greco-romano, expressado no estilo palladiano, Wood desenvolveu grandes estudos sobre a origem da cidade de Bath, que tiveram grande importância para formular sua teoria urbanista para a cidade, aliando elementos da cultura celta aos elementos greco-romanos.

 

Desses estudos, John Wood acabou chegando a conclusão que o fundador de Bath deveria ser o mítico rei Bladud, sobrerano do o povo Celta, no 5 ° século antes de Cristo. Este monarca, segundo Wood, havia recebido sua educação em Atenas e, portanto, estabeleceu o vínculo entre a Antiguidade clássica e as religiões druidas.

John Wood era um grande estudioso da cultura Celta e a partir de suas observações dos vestígios desta civilização, principalmente as analises feitas no círculo de pedras Stonehenge, ele decidiu aliar o rigor do academicismo paladiano com as curvas naturais presentes nas culturas celtas. Foi assim que ele projetou a cidade de Bath com um traçado celta e seu edificios com um traçado clássico paladiano.

Formado pelo King Edward's School, seus primeiros trabalhos como arquiteto de deram em Londres como empreiteiro no distrito residencial de West End. No ano de 1727, Wood voltou a se instalar em sua cidade natal.

 

O momento foi favorável para o mundo da construção civil, pois a cidade começava a se destacar como um balneário de descanso devido suas águas termais, tidas como medicinais. Assim o afluxo de visitantes ricos em Bath exigia a construção de alojamentos de qualidade.

 

Wood, portanto, elaborou projetos grandiosos, que ele descreveu em seu livro A Essay Towards a Description of Bath (1749). Nesta cidade, Wood levou a cabo o ideal paladiano de uma cidade planejada. A cidade estava prevista para abrigar um grande lugar de assembléia, que foi posteriormente chamado de Royal Forum of Bath; ginásios de esportes, banhos públicos, piscinas termais, conjuntos de residencias, parques e outros prédios públicos.

 

A referência à Roma antiga, evidentemente, acompanhou o arquiteto ao longo de sua carreira e, mesmo que seus projetos iniciais não tenham sido executados exatamente dessa maneira, a Wood indubitavelmente deu aos seus projetos urbanos uma majestade neoclássica que era altamente nova para sua era nas cidades provinciais .

Seu grande legado são as construções em Bath. Ele possuiu poucas construções fora desta cidade, pois como pode-se imaginar, o balneário tomou quase toda sua vida. Dentre as principais obras fora de Bath destaca-se o imponente prédio da Câmara Municipal de Liverpool e a Casa de Comércio de Bristol, ambos em estilo neoclássico.

Faleceu em 1754 e está enterrado em Bath. Seu filho, John Wood continuou seus trabalhos.

John Wood, o pai (sentado)

e John Wood, o filho (de pé)

Estudos de John Wood sobre a disposição original das pedras de Stonehenge
Desenho da elevação da fachada do edifício Queen Square, 1736
Desenho da elevação de um banho termal público.

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Vista panoramica da cidade de Bath
> (2) Casa da Família Wood

> (3) Casa Nº1 do Crescent Royal -  Museu

> (4) Crescent Royal - terminado por John Wood Filho entre 1767-1775

> (5) Crescent Royal - terminado por John Wood Filho entre 1767-1775

> (6) O Circus - terminado por John Wood Filho entre1754-1768

> (7) Edifico Residencial da Queen Square - 1736

> (8) Ponte Paladiana do Parque Prior - 1730-1740

> (9) Mansão Paladiana do PArque Prior - 1730-1740

> (10) Banho Público Termal

> (11) Piscina Térmica - releitura dos antigos banhos romanos

> (12) Hospital Real das Águas Minerais - 1742 (Hospital especializado em reumatismo)

> (13) Prédio da Assembléia de Bath - 

> (14) Câmara Municipal de Liverpool - 1749 - 1754

> (15) Casa de Comércio de Bristol - 1741-43

- Referencias:

 

- BRITANNICA, Encyclopaedia. John Wood - ENGLISH ARCHITECT. WRITTEN BY: The Editors of Encyclopædia Britannica. Disponivel em https://www.britannica.com/biography/John-Wood-the-Elder. Acesso em 16 de dezembro de 2017

 

-GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- GEORGIAN CITIES. John Wood the Elder and John Wood the Younger. Disponivel em http://www.18thc-cities.paris-sorbonne.fr/John-Wood-the-Elder-and-John-Wood?lang=en. Acesso em 06 de dezembro de 2016.

 

- Site dedicado a vida e obra do arquiteto John Wood, the elder: http://www.johnwoodtheelder.co.uk - acesso em 29 de dezembro de 2017 

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: John Wood (pai)

Documento nº: W07

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/wood
Última atualização: 16/12/2017

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page