top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Paul Marvin Rudolph
♦  23 de outubro de 1918, Kentucky, EUA
† 08 de agosto de 1997, NY, EUA

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Paul Marvin Rudolph foi um dos mais proeminentes arquitetos modernistas nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e seus edifícios são notáveis ​​por serem projetos criativos e imprevisíveis com um forte apelo aos sentidos do expectador.

 

Rudolph cresceu em Elkton, estado americano do Kentucky. Seu pai era um ministro de igreja itinerante em cujas viagens levava seu filho e ele acabou tendo contato com diversos estilos de arquitetura por conta disso.

 

Em 1940, Rudolph licenciou-se no Instituto Politécnico do Alabama. Depois de trabalhar brevemente com vários arquitetos, ele entrou na Graduate School of Design de Harvard em 1941 para estudar com o fundador da Bauhaus, Walter Gropius, que naqueles dias estava emigrado nos EUA fugindo do nazismo.

 

Em 1942, Rudolph serviu na Marinha americana durante os próximos três anos de guerra antes de retornar a Harvard para ganhar seu mestrado em 1947.

 

Em 1948, Rudolph ganhou o Prêmio Wheelwright, concedido a arquitetos talentosos em início de carreira. Ele viajou por toda a Europa até 1949. De volta aos EUA, em 1951, fundou sua própria empresa de arquitetura.

 

Na Flórida, Rudolph tornou-se um líder do 'Estilo Sarasota' da arquitetura. O estilo de Sarasota enfatizava a arquitetura em harmonia com os seus arredores. Para esse efeito, os elementos eram formas limpas, abundância de luz natural proveniente de extensas a´reas de vidro; e telhados planos com grandes saliências e sombra de vidro. 

 

Rudolph mudou-se para a Yale School of Architecture em 1958, pouco depois de projetar o Yale Art and Architecture Building, uma estrutura considerada sua obra-prima. Ele permaneceu em Yale por seis anos até se mudar para Nova York em 1966. Ele inspirou uma geração de arquitectos. Os críticos, no entanto, não foram receptivos para seus projetos brutalistas, considerando o uso intenso de concreto e aço como feio e opressivo.

 

Até os anos de 1980, a lista de projetos de Rudolph era extensa. Entretanto, ele começou a projetar muitos prédios na Ásia devido o fato de seu estilo abstrato ter saído de cena nos EUA nesta década, quando o interesse passou a ser o desenho chamado "pós-moderno". Assim, o modernismo abstrato de Rudolph ganhou admiradores principalmente no sudeste asiático como Indonésia e Cingapura.

 

Em 1997, Rudolph faleceu em New York City. 

 

No momento da sua morte, ele estava trabalhando em planos para uma nova cidade de 250 mil pessoas na Indonésia, além de uma residência privada, uma capela e complexo de escritórios em Cingapura. Deixou uma lista de obras, entre executadas e projetadas, com mais de uma centena de projetos.

 

Paul Marvin Rudolph

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Departamento de arte e arquitetura de Yale, 1958

> (2) Sarasota High School, 1958-1960

> (3) Campus e prédios administrativos do MIT, 1963

> (4) Centro de Serviços do Governo de Boston, 1966-1971

> (5) Wisma Dharmala Sakti tower, 1982

> (6) The Lippo Centre, Hong Kong, 1987

- Referencias:

 

- BRITANNICA, Enciclopedia. Paul Rudolph. Disponivel em http://www.britannica.com/biography/Paul-Rudolph. Acesso em 05 de agosto de 2015

 

- NORTH CAROLINA MODERNIST HOUSES. Paul Rudolph Heritage Foundation. Disponivel em www.ncmodernist.org/rudolph.htm Acesso em 05 de agosto de 2015.

 

-GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- Evan Rawn. "Spotlight: Paul Rudolph" 23 Oct 2014. ArchDaily. Accessed 5 Aug 2015. <http://www.archdaily.com/560026/spotlight-paul-rudolph/>

 

- SITE OFICIAL DO ARQUITETO: www.paulrudolphheritagefoundation.org

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Paul Marvin Rudolph

Documento nº: R16

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 05/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page