ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Madelon Vriesendorp
♦  1945, Bilthloven, Holanda
† -

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Madelon Vriesendorp nasceu na pequena vila de Bilthloven, centro norte da Holanda.

 

Em 1964, ela estudou em Amesterdã na Academia Rietveld e mais tarde trabalhou na restauração de afrescos antigos e também como designer de roupas de palco, livros e jóias.

 

Cinco anos depois, em 1969m  ela se matriculou na Escola Central de Artes de São Martim, em Londres. Ela exibiu seus trabalhos artísticos na oficina e na Galeria Serpentine, entre outros.


Em 1972 ela se mudou para Ithaca e, em seguida, New York com seu marido, o arquiteto Rem Koolhaas. Enquanto estava em Nova York, Vriesendorp participou da fundação do Office for Metropolitan Architecture (OMA), com seu marido Koolhaas e também com a participação do casal de arquitetos Elia e Zoe Zenghelis.

 

Pinturas por ela produzidass na época foram usadas para ilustrar as capas de livros e revistas das publicações do OMA,. Uma das mais famosas foi a que estampou a capa do livro "Delirious New York", publicado em 1978 por Rem Koolhaas.

 

Sua pinturas, quase todas com tematicas urbanas, foram exibidas nas galerias nas principais galerias do mundo como a de Nova York, no museu Guggenheim e Max Protetch, no Centro Pompidou, em Paris, o Stedelijk de Amesterdão, Aedes Gallery de Berlim e Galeria Ma em Tóquio entre outros.


Em 1976, Vriesendorp retornou a Londres para trabalhar em inúmeras competições do OMA e, juntamente com Teri Wehn-Damisch, ela fez um filme de animação para televisão francesa, que se tornou um de seus trabalhos mais famosos intitulado "Flagrante Delito". O filme retrata em versões antropomorfizadas o Edifício Chrysler e Empire State Building se amando quando são pego em flagrante por um Rockefeller Center Building traído.

 

Em 1977 Madelon e Koolhas tiveram uma filha e, em 1980, um filho. A partir de meados dos anos 1980, ela ensinou a arte e design em um número de escolas, incluindo a "Architectural Association" e a Escola de Arte de Edimburgo.

 

Ao longo dos últimos dez anos ela tem trabalhado com em colaboração com Charles Jencks, produzindo desenhos e modelos para acompanhar muitas das suas publicações, e com sua filha, Charlie em vários livros e projetos de arte.


Ela recebeu uma Menção Honrosa do Royal Institute of British Architects (RIBA) no dia 26 de fevereiro de 2009. Ela também expôs seus trabalhos em um stand instalado na Bienal de Arte de Veneza e na Mostra Bienal de Arquitetura em Roterdã, também em 2009.

 

Em 2013 ela se separou de Rem Koolhas. O trabalho de Madelon Vriesendorp pode ser observado em seu site oficial: madelonvriesendorp.com/

Madelon Vriesendorp
Madelon e seus trabalhos, em seu atelier.

> (1) Flagrante Delito, 1975

> (2) Flagrante Delito, 1975 (Depois do Amor)

> (3) Flagrante Delito, 1975 (Flutuando na Água)

> (4) Série Nova York (1972-75)

> (5) Série Nova York (1972-75) 

> (6) Série Nova York (1972-75)

> (7) Globo Capturado (com Zoe Zanghellis)

> (8) Mind Set: Home Analisys 2006

> (9) A Grande Pirâmide, 2007

 

OBRAS SELECIONADAS:

 

Flagrante Delito, 1975.jpg
Flagrante Delito, 1975.jpg
NY-Two-Towers.jpg
NY-Two-Towers.jpg
Flutuando_na_Água_1975.jpg
Flutuando_na_Água_1975.jpg
Ilustração_Serie_Nova_York.jpg
Ilustração_Serie_Nova_York.jpg
Serie Nova York.jpg
Serie Nova York.jpg
Serie Nova York02.jpg
Serie Nova York02.jpg
Captive-Globe-1.jpg
Captive-Globe-1.jpg
Mind Set  Home Analisys 2006.jpg
Mind Set Home Analisys 2006.jpg
A_Grande_Pirâmide_2007.jpg
A_Grande_Pirâmide_2007.jpg

 - Referencias:

 

- LASANE, Andrew. The 20 Coolest Artist Couples. in Magazine Complex. Publicado em 23 de abril de 2013. Disponivel em http://www.complex.com/style/NaN/Invalid%20date/the-20-coolest-artist-couples/. Acesso em 25 de janeiro de 2015.

 

- THORNE, Sam. Madelon Vriesendorp. in Frieze Magazine. Publicado em abril de 2008. Disponivel em http://www.frieze.com/issue/review/madelon_vriesendorp/. Acesso em 25 de janeiro de 2015.

 

- SITE OFICIAL DA ARTISTA: madelonvriesendorp.com/

 

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Madelon Vriedendorp

Documento nº:  V 13

Disponível na Internet via:
Última atualização: 22/01/2016

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital