Artur Semyonovich Berger
♦ 27 DE MAIO DE 1892
† 11 DE JANEIRO DE 1981
PERFIL BIOGRÁFICO:
Arthur Berger nasceu na cidade de em Viena (Capital da Áustria) em 1892, filho de pais judeus .
Berger estudou arquitetura entre 1911 e 1915 na Universidade de Viena e seus mestres eram integrantes da Arte Nova Alemã, fazendo com que ele entrasse em contato com as tendencias modernas do inicio do século XX.
Inicialmente, Berger trabalhou com seu irmão Josef Berger e com Martin Ziegler em projetos residenciais, mas em 1920 ele passa a trabalhar para a produtora Sascha-Film, companhia cinematográfica de Viena, atuando como arquiteto de paisagens e cenários de filmes .
Seus primeiros filmes foram épicos e Berger mostrou bastante talento para cenografia. A partir de meados da década de 1920 ele passa a trabalhar em outros estilos de filme e começa a contribuir também para roteiros de filmes.
Produziu filmes promocionais e de propaganda eleitoral para o Partido Social-Democrata da Austria, ao qual ele era ligado. Em 1933, Berger foi co-fundador do Instituto de Ensino de Som e Filmes, em Viena, onde também deu aulas de cinema. Ele também era um membro da "União dos Trabalhadores Austríacos", uma central sindical da Áustria e também da "União dos Artistas austríacos".
Mas em 1936, quando sob pressão econômica e política da Alemanha nazista, a perseguição alemã contra os judeus e pessoas de ascendência judaica que trabalhavam na indústria cinematográfica foi também adoptada na Áustria, Berger então imigrou para Moscou , onde continuou sua carreira como cineasta.
Ele morreu em Moscou em 1981.
Artur Semyonovich Berger
REFERENCIAS:
- ARCHITEKTURZENTRUM - 1770 -1945 - Arthur Berger - Disponivel em http://www.architektenlexikon.at/de/39.htm. Acesso em 05 de julho de 2015
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Arthur Berger
Documento nº: B010
Disponível na Internet via:
Última atualização: 05/07/2015