ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Paul Ludwig Troost
♦ 12 de agosto de 1878, Elberfeld, Alemanha. 
† 21de janeiro de 1934, Munich, Alemanha.

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Paul Ludwig Troost, nascido em 17 de agosto de 1878 foi, depois de Albert Speer, o arquiteto preferido de Adolf Hitler.

 

Troost pertencia a mesma escola de arquitetos que formaram outros alemães ilustres como Peter Behrens e Walter Gropius. Ele especializou-se em projetos de decorações para navios de luxo, sendo seu mais famoso projeto o SS Europe, um transatlantico de alto luxo construído pela companhia de navios Norddeutsche Lloyd. Ele ainda decorou ambientes internos, jardim e projetou os móveis para o Palácio de Cecilienhof, em Potsdam, que nos meses do pós-guerra iria abrigar os líderes mundiais (Trumann, Churchill e Stálin) na famosa "Conferência de Potsdam".

 

Troost filiou-se ao Partido Nacional Socialista (Nazista) em 1924 e sempre teve boas relações com Hitler. O trabalho de Troost depois de 1931 foi para reforçar o poder do partido nazista e sua ideologia. No outono de 1933, ele foi contratado para reconstruir e redecorar a residência da Chancelaria em Berlim.

 

Junto com outros arquitetos, em um time capitaneado por Albert Speer, Troost planejou a construção de diversos edifícios municipais em todo o país, incluindo novos escritórios administrativos, edifícios sociais para os trabalhadores e pontes extravagantes nas principais rodovias (as Autobahns de Fritz Todt). Em 1933 iniciou-se a sua mais conhecida obra, a "Haus der Deutschen Kunst", a Casa da Cultura Alemã, em Munique.

 

O que era para ser um local a servir como mostruário de pintura e escultura nazista, acabou se tornando um ícone da arquitetura nazista. Sua construção e conclusão foram acompanhados por uma enorme publicidade e várias cerimônias e festividades eram feitas a cada etapa da construção.

 

O grande colunata clássica na frente era uma clara referência à austeridade greco-prussiana do Museu de Karl Friedrich Schinkel em Berlim. Mesmo baseado no neoclassico de Shinkel, Troost, contudo, não abandonou suas influências modernistas e adotou formas quase cubistas, além de superfícies planas sem ornamentações. O resultado foi uma mescla de estilos, fiéis à monumentalidade nazista, a sobriedade modernista e a releitura clássica.


O relacionamento de Hitler com Troost era o mesmo de um aluno com seu professor favorito. Era muito comum o fuher ter reuniões particulares com Troost, além de tomar-lhe conselhos sobre os mais diversos temas. Troost era casado com a designer de interiores Gerdy Troost, que continuou suas obras inacabadas após a morte do marido.

 

Paul Troost morreu com a idade de 55 anos. Foi um dos poucos nazistas a receber de Hitler condecorações póstumas, como o Prêmio Nacional de Arte e Ciência, em 1936. Hitler tinha tanto carinho por Troost que visitou seu túmulo pessoalmente.

 

 

Paul Ludwig Troost

Retrato de 1930

Paul Ludwig Troost e Hitler, em um de seus muitos retratos juntos Década de 1930

Paul Ludwig Troost e Hitler, em um de seus muitos retratos juntos

Década de 1930

Paul Ludwig Troost, Hitler e o prefeito de Munique, Adolf Wagner Década de 1930

Paul Ludwig Troost, Hitler e o prefeito de Munique, Adolf Wagner

Década de 1930

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Decoração da Sala de Música da Residência Georgenstr, Monique, 1905

> (2) Decoração eclética da Residência Heineken, Bremen, 1915-16 

> (3) Gravura em perspectiva dos "Templos da Honra", 1930's 

> (4) Templo da Honra, Munique

> (5) Quartel General do Partido Nazista em Munique, 1930's

> (6) A Casa da Cultura de Munique

 

Sala de Musica da Casa Georgestr, Munique 1905.jpg
Sala de Musica da Casa Georgestr, Munique 1905.jpg
Sala Casa Heineken, Bremen 1915-16.jpg
Sala Casa Heineken, Bremen 1915-16.jpg
Templos de Honra, 1930's.jpg
Templos de Honra, 1930's.jpg
Templo da Honra, Munique 1936.jpg
Templo da Honra, Munique 1936.jpg
Brow House, Munique.jpg
Brow House, Munique.jpg
Casa da Cultura, Munique.jpg
Casa da Cultura, Munique.jpg

 - Referencias:

 

- Casa da Cultura Alemã.  "Haus der Deutschen Kunst"  [House of German art].  Disponivel em http://www.hausderkunst.de/en/research/history/historical-documentation/house-of-german-art//. Acesso em 03 de janeiro de 2016.

 

- GDHI - The Architect Paul Ludwig Troost with Hitler and Gauleiter Adolf Wagner before a Model of the House of German Art (1933). Nazi Germany (1933-1945) 

Images - Literature, Art, and Music. Disponivel em http://germanhistorydocs.ghi-dc.org/sub_image.cfm?image_id=2072. Acesso em 03 de janeiro de 2016.

 

- ROSENBERG, Raphael. Prof. Dr. Paul Ludwig Troost (1878–1934) – Leben und Werk Dissertation. Von Timo Nüßlein Disponível em http://www.uni-heidelberg.de/imperia/md/content/fakultaeten/phil/zegk/iek/dokoranden/nuesslein.pdf. Acesso em 03 de janeiro de 2016.  

 

-  HOPMANS, Rob. Troost, Prof Paul Ludwig. Disponivel em: http://ww2gravestone.com/people/troost-prof-paul-ludwig/. Acesso em 03 de janeiro de 2016.

 

- JAMES STEVENS CURL. "Troost, Paul Ludwig." A Dictionary of Architecture and Landscape Architecture. 2000. Encyclopedia.com. 3 Jan. 2016 <http://www.encyclopedia.com>

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio.
Título: Paul Ludwig Troost

Documento nº: T14

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 03/01/2016

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital