ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Vladimir Alekseyevich Shchuko
♦  17 de outubro de 1878, Tambov, Rússia
† 19 de janeiro de 1939, Moscou, Rússia

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Vladimir Alekseyevich Shchuko foi um arquiteto russo, adepto do revivalismo neoclássico e, depois da Revolução Russa de 1917, adere ao modernismo, desenvolvendo uma tentativa inusitada de mesclar os dois estilos em uma nova expressão plástica. Shchuko também foi um designer de palco muito prolífico, sendo autor de 43 cenários para diversas óperas e apresentações.

 

Nascido em Tambov em uma família de militares, Vladimir Schuko ingressou na Academia Imperial de Artes em 1896 e se formou em 1904. Seus mentores acadêmicos incluíam muitos mestres da arquitetura russa que nesse período ainda tinham o estilo neoclássico como referência. Seu projeto de 1904 de conclusão da graduação foi um palácio para o vice-rei do Extremo Oriente russo, premiado como o melhor em sua classe, mas não chegou a ser construído pois estava em curso a guerra russo-japonesa, que fez o país segurar os gastos.

 

Neste projeto neoclássico, Shchuko demonstrou sua habilidade incomum de reter o espírito neoclássico aliado à um design substancialmente moderno em relação a outros edifícios neoclássicos. Por duas vezes, em 1904 e 1906, a Academia concedeu-lhe  visitas de estudo patrocinadas pelo Estado para ir à Itália. Por ter tido contato com métodos de restauro e preservação, Shchuko foi membro da influente Comissão não-governamental de Estudos da Velha Petersburg, uma sociedade de preservação que mais tarde serviu para criar o museu de São Petersburgo, em 1907.

 

Em 1913 começou a construção em estilo neoclássico de um edifício municipal em Kiev, capital da Ucrânia. O edifício mais tarde abrigou a sede do Partido Comunista da Ucrânia, depois, com a invasão nazista, funcionou como sede local da Gestapo, a polícia política de Hitler, e, atualmente, abriga o Serviço de Segurança da Ucrânia.

 

Em 1925 Shchuko projetou o pedestal e o cenário arquitetônico para a estátua de Lênin, do artista Sergey Evseyev, na praça do Terminal Ferroviário Finlyandsky. O monumento foi claramente concebido "para fornecer um contraponto à estátua de "Pedro, o Grande, o Cavaleiro de Bronze". O monumento chamado de Evseyev-Shchuko foi o primeiro a estabelecer uma imagem "canônica" de Lenin e foi amplamente repetido em centenas de cidades russas, e tornou-se o mais notável trabalho do arquiteto em São Petersburgo. Ao contrário de seu colega contemporâneo, o mestre Ivan Fomin, Shchuko projetou poucas coisas em São Petersburgo


Pouco depois, em 1928, venceu um concurso para projetar a Biblioteca Lenin em Moscou.


Em 1930, Shchuko e seu sócio, Gelfreikh, começam a construção de um grande teatro de ópera em Rostov-on-Don. O teatro de inspiração construtivista foi concluída em 1935, quando Shchuko estava trabalhando no Palácio dos Sovietes. Ele havia elaborado um sofisticado conjunto de estágios rotativos, fornecendo uma liberdade de encenação sem precedentes para os produtores e designers, permitindo marchas de cavalaria ao vivo no palco.

 

Apesar de tanto, a acustica do prédio era péssima e o teatro foi destruído na Segunda Guerra Mundial pelos nazistas e reconstruída em 1963, com diversas alterações em relação ao projeto original, incluindo melhorias na acúsutica.

.

Schuko e Gelfreikh participaram também do concurso para o Palácio dos Sovietes (1931-1932) e seu projeto era quase uma cópia de grandes dimensões do palácio do Doge de Veneza. Mas esse concurso foi ganho por Boris Iofan. Entretanto, dada a larga experiencia com monumentos adquiridas desde os anos 1920, Iofan convida para serem seus "assistentes" ninguém menos que Shchuko e Gelfreikh.

 

Shchuko teve dois filhos, que seguiram carreiras como designer e engenheiro e duas filhas, que seguiram carreiras artisticas de atriz e bailarina. ele morreu em 1939.

Vladimir Shchuko

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Prédio Municipal de Kiev, 1913

> (2) Monumento Evseyev-Shchuko, 1925

> (3) Biblioteca Lênin, 1928

> (4) Projeto do Palácio dos Sovietes, 1931

> (5) Ponte Bolshoy-Kammeny, 1938

> (6) Viaduto Matsesta, Sochi, 1938

> (1) Prédio Municipal de Kiev
> (1) Prédio Municipal de Kiev

> (1) Prédio Municipal de Kiev, 1913

press to zoom
> (2) Monumento Evseyev-Shchuko
> (2) Monumento Evseyev-Shchuko

> (2) Monumento Evseyev-Shchuko, 1925

press to zoom
> (3) Biblioteca Lênin
> (3) Biblioteca Lênin

> (3) Biblioteca Lênin, 1928

press to zoom
> (4) Projeto do Palácio dos Soviete
> (4) Projeto do Palácio dos Soviete

> (4) Projeto do Palácio dos Sovietes, 1931

press to zoom
> (5) Ponte Bolshoy-Kammeny
> (5) Ponte Bolshoy-Kammeny

> (5) Ponte Bolshoy-Kammeny, 1938

press to zoom
> (6) Viaduto Matsesta
> (6) Viaduto Matsesta

> (6) Viaduto Matsesta, Sochi, 1938

press to zoom

 - Referencias:

 

- ARCHITECTUUL. Vladimir Shchuko. Disponivel em http://architectuul.com/architect/vladimir-shchuko. Acesso em 15 de agosto de 2015.

 

- ART PRICE - ART MARKET INFORMATION. Vladimir Shchuko. Disponivel em http://www.artprice.com/artist/55467/vladimir-a-schuko. Acesso em 15 de agosto de 2015.

 

ENCYCLOPEDIA FROM RUSSIAN ARTISTS - 1700 to 2015. Vladimir Shchuko. Disponivel em http://www.russiadb.com/SCHUKO-Vladimir-A_1878-1939/pre-specialists/998/. Acesso em 15 de agosto de 2015.

 

- Vladimir Shchuko. (n.d.) The Great Soviet Encyclopedia, 3rd Edition. (1970-1979). Retrieved August 15 2015 from http://encyclopedia2.thefreedictionary.com/Vladimir+Shchuko. Acesso em 14 de agosto de 2015

 

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título: Vladimir Shchuko

Documento nº: S12

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 15/08/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital