ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Giorgio Vasari
♦ 30 de julho de 1511, Arezzo, Itália
† 27 de junho de 1574, Florença, Itália

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Vasari nasceu em Arezzo, região da Toscana, no dia 30 de julho de 1511 e é considerado o primeiro historiador moderno da arte e, muitas vezes referido como o "pai da história da arte". Sua enciclopédia de arte tornou-se um paradigma para as outras obras que vieram depois no ocidente, inclusive a EBAD segue padrões de pesquisa proposto por Vasari.

 

Vasari era filho de Antonio Vasari, um oleiro, cujo sobrenome era associado à sua profissão [Vasari = "fabricante de vasos"], e Maddelena Tacci. Sua família era de Cortona, onde seu avô, Lazzaro, tinha sido um artesão muito conhecido. Sua tia-avó se casou com o pintor Lucca Signorelli, e este por sua vez se tornou o primeiro professor de arte do jovem Vasari.

 

O jovem Vasari aprendeu latim e outras disciplinas humanistas nos anos de 1520. Nesse período, entrou no estúdio de arte de Arezzo de Guillaume de Marcillat, um francês contratado para fazer os vitrais para a catedral de Arezzo. Antes disso, quando Guillaume prestou serviços no Vaticano, em Roma, Vasari teve os primeiros contatos com a obra dos mestres Michelangelo e Rafael.

 

Já reconhecido como um habilidoso pintor, o cardeal de Cortona,  Silvio Passerini (1470-1529), levou Vasari com ele para Florença em 1524. Nos anos seguintes, prestou muitos serviços para a família Médici, tanto em roma quanto em Florença e nesse período reuniu muito material de arte e arquitetura para estudos.

 

A parceria termina quando Alessandro de Médici,o primeiro duque de Florença, foi assassinado em 1537, e Vasari ficou sem um patrono principesco. Daquele ponto em diante, ele decidiu seguir conta própria, sem a ajuda de um mecenas. Ele sobreviveu da pintura e neste período pintou vários trabalhos para os monges em Camaldoli antes de viajar a Roma em 1538.

 

Vasari foi a Veneza em 1541, onde trabalhou por algum e de volta a Roma, teve a idéia de escrever um livro sobre a vida de artistas famosos do acadêmico e colecionador de artes Paolo Giovio (1483-1552), durante um jantar oferecido pelo Papa Paulo III em 1546.

 

Em 1548 ele construiu uma casa em Arezzo (que hoje é o Museu Vasari) se casou com Nicolosa Bacci no ano seguinte. Documentos indicam que ele tinha dois filhos anteriores, um com a irmã de Nicolosa, Maddalena Bacci e outro com a sua empregada, Isabella Mora.

 

Ele publicou a primeira edição de seu relato da vida do artista - seu livro mais famoso - Le vite de più eccellenti architetti, Pittori, et Scultori em 1550. Quem financiou e imprimiu a obra foi o humanista florentino Lorenzo Torrentino. Sua obra inspirou depois a publicação de várias outras biografias de artistas

 

Vasari estabeleceu-se definitivamente em Florença, em 1554. Lá, ele foi contratado para projetar um edifício público para abrigar os escritórios dos magistrados e os arquivos de registros civis em 1560, a Galeria Uffizi

 

Com o sucesso de seu livro, Vasari corrige e amplia o texto para a segunda edição da Vite, que foi impressa e lançada em 1568. É esta versão que todas as edições e traduções posteriores baseiam-se, e para o qual Vasari deve a sua fama. Para esta segunda edição, Vasari incorporou informação das obras de outros escritores além de retratos dos biografados.

 

Ele trabalhou como supervisor da remodelação e decoração do Palazzo Vecchio, em Florença até 1572. No mesmo período, enquanto trabalhava nos afrescos para a cúpula da Catedral de Florença, ele morreu de causas naturais.

 

Ele foi enterrado no túmulo da família em Arezzo. Após sua morte, suas obras e os item de arte que ele colecionou durante a vida foram dispersos, mas ainda existem diversos espalhados pelo mundo.

 

***

A Enciclopédia "Le vite de più eccellenti architetti, Pittori, et Scultori"

 

O trabalho é dividido em um prefácio (proemio), onde Vasari faz uma breve  discussão sobre os diversos meios de comunicação, e, em seguida, três secções dedicadas às biografias de artistas organizados em ordem cronológica. A primeira seção cobre de Cimabue até Lorenzo di Bicci, a seção dois vai de Jacopo della Quercia até Pietro Perugino, e a seção final, vai de Leonardo da Vinci até Michelangelo.

 

Michelangelo foi o único artista que ainda vivia quando Vasari escreveu o Vite. A intenção de Vasari era criar um manual crítico, ou seja, uma pesquisa avaliativa da história do estilo artístico, embora ele estava longe de ser imparcial. Os artistas de Florença eram super valorizados por Vasari em relação aos outros.

 

Neste livro, Vasari sedimenta a noção do "Renascimento da Arte" em seu tempo. Ele propõe a primeira "Divisão de História da Arte", conforme períodos, que se tornaram paradigmas usados até hoje. Termos como "Gótico" e também "antiguidade clássica" foram criados poe ele. Seu livro encerra tendo a Arte em Michelangelo, atingido seu estágio final de perfeição.

 

Traduzido para diversos idiomas, existem versões em português.

Giorgio Vasari

Capa da Primeira Edição do Le vite de più eccellenti architetti, Pittori, et Scultori em 1550

Capa da Segunda Edição do Le vite de più eccellenti architetti, Pittori, et Scultori em 1568

> (1) Tumulo do artista Michelangelo 1570

> (2) São Lucas pintando a Virgem Maria 1565

> (3) Retrato do Primeiro-Duque Alessandro de Médici, 1534

> (4) Retrato de sua esposa Nicolosa Bacci, ladeada pela irmã e empregada, ~1550's

> (5) Perseu salva a Princesa Andrômeda 1572

> (6) Os Músicos 1545

> (7) O Profeta Eliseu 1560

> (8) Galeria Uffizi, Florença 1560

> (9) Decoração do Teto do Pallazzo Vecchio de Florença

> (10) Casa do Arquiteto, Arezzo 1548

> (11) A Ultima Ceia 1567-9

> (12) Natividade, 1546

> (13) O Estúdio do Pintor, 1563

> (14) O Julgamento Final, 1572, Domo da Catedral de Florença

> (15) A Forja de Vulcano 1565

OBRAS SELECIONADAS:

 

Tumulo do artista Michelangelo 1570.jpg
Tumulo do artista Michelangelo 1570.jpg
São_Lucas_pintando_a_Virgem_Maria_1565.jpg
São_Lucas_pintando_a_Virgem_Maria_1565.jpg
Retrato_do_Primeiro-Duque_Alessandro_de_Médici,_1534.jpg
Retrato_do_Primeiro-Duque_Alessandro_de_Médici,_1534.jpg
Retrato_de_sua_esposa_Nicolosa_Bacci,_ladeada_pela_irmã_e_empregada,_~1550's.jpg
Retrato_de_sua_esposa_Nicolosa_Bacci,_ladeada_pela_irmã_e_empregada,_~1550's.jpg
PErseu_Salva_Andrômeda_1572.jpg
PErseu_Salva_Andrômeda_1572.jpg
Os_Músicos_1545.jpg
Os_Músicos_1545.jpg
O Profeta Eliseu 1560.jpg
O Profeta Eliseu 1560.jpg
Galeria_Uffizi,_Florença_1560.jpg
Galeria_Uffizi,_Florença_1560.jpg
Decoração_do_Teto_do_Pallazzo_Vecchio_de_Florença.jpg
Decoração_do_Teto_do_Pallazzo_Vecchio_de_Florença.jpg
Casa do Arquiteto, Arezzo 1548.JPG
Casa do Arquiteto, Arezzo 1548.JPG
A Ultima Ceia 1567-9.JPG
A Ultima Ceia 1567-9.JPG
Natividade, 1546.jpg
Natividade, 1546.jpg
O_Estúdio_do_Pintor,_1563.jpg
O_Estúdio_do_Pintor,_1563.jpg
O_Julgamento_Final,_1572,_Domo_da_Catedral_de_Florença.jpg
O_Julgamento_Final,_1572,_Domo_da_Catedral_de_Florença.jpg
A Forja de Vulcano 1565.jpg
A Forja de Vulcano 1565.jpg

 - Referencias:

 

- BRITANNICA, Enciclopedia.  Giorgio Vasari. Italian artist and author. Disponível em http://www.britannica.com/biography/Giorgio-Vasari. Acesso em 08 de janeiro de 2016.

 

- KRÉN, Emil; MARX, Daniel. in Web Gallery of Art. VASARI, Giorgio. Disponível em http://www.wga.hu/frames-e.html?/bio/v/vasari/biograph.html. Acesso em 07 de janeiro de 2016.

 

-Wittkower, Rudolf. in  DICTIONARY OF ART HISTORIANS. Giorgio Vasari. Disponível em https://dictionaryofarthistorians.org/vasarig.htm. Acesso em 08 de janeiro de 2016.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Giorgio Vasari

Documento nº: v 01

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 08/01/2016

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital