Elizabeth Mytton Wilbraham
♦ 1632, Reino Unido
† 1705, Reino Unido
PERFIL BIOGRÁFICO:
Elizabeth Mytton nasceu em uma família abastada, pertencente à nobreza inglesa. Nada de sabe de sua infância e juventude. Aos 19 anos, casou-se com Thomas Wilbraham, herdeiro do baronato de Wilbraham. Com o casamento ela adota o sobrenome "Wilbraham".
Eles passaram a lua de mel, viajando por toda a Europa continental. Ela fez desta viajem uma oportunidade para incrementar seus estudos de arquitetura.
Na Holanda Elizabeth Wilbraham conheceu arquiteto Pieter Post, criador do estilo barroco na arquitetura holandesa. Ela estudou as obras de Palladio, na Itália e e também passou pela Alemanha.
Pouco se sabe sobre a vida privada de Wilbraham, exceto o que restou dos testemunhos da família em cartas trocadas, recém descobertas. Elizabeth e Thomas tiveram duas filhas, Grace e Margaret.
Em 2012 o livro do historiador John Millar, especialista em história da arquitetura, afirma que Wilbraham é a primeira mulher a desempenhar o ofício de arquiteto. Millar pesquisa a vida da arquiteta desde os anos 1960.
Durante o século XVII, era impossível para uma mulher exercer essa profissão e as cartas de Wilbraham revelam que ela usava os serviços de arquitetos do sexo masculino para supervisionar a construção e assinar o projeto em seu lugar.
As pesquisas indicam que ela possa ter concebido mais de uma dúzia de casas para os membros de sua família e, por causa de detalhes de design presentes nestas casas, muito incomuns e característicos do traço de Wilbraham e comparando-os com outros prédios, é possivel lançar hipósteses sobre sua autoria em outros prédios.
Quando Londres sofreu com o grande incendio de 1666, os ultimos traços medievais da cidade foram apagados. A reconstrução da cidade e a construção de novos prédios fez surgir uma nova Londres e Wilbraham provavlemente pode ter sido a responsável por vários prédios do pós-incêndio.
O maior arquiteto do período, Sir Christopher Wren, teve Elisabeth como sua tutora. Foi ele que recebeu a incumbencia e construiu 50 igrejas em Londres pós-incêndio e é certeza que pelo menos 18 igrejas sejam de autoria de Wilbraham.
Ao todo, são 400 edifícios catalogados por Millar como possíveis obras de Elizabeth Wilbraham. Todos eles geralmente mostram semelhanças com a arquitetura italiana ou holandesa, mistura exclusiva do traço de Elisabeth.
Wilbraham adiquiriu uma edição de 1663 do livro de Palladio e ele possuiu anotações por toda parte de sua antiga dona. Essas anotaçoes ajudaram a mais tarde, comparar as letras do livro com as letras e anotações de projetos.
Elisabeth morreu em 1705.
Elisabeth Wilbraham
Elisabeth Wilbraham
OBRAS SELECIONADAS:
> (1) Wotton House
> (2) Wotton House, vista superior
> (3) Detalhes e vistas de Wotton House
> (4) Igreja St. Mary, Ingestre
> (5) Igreja St. Mary, Ingestre
> (6) Igreja St. Mary, Ingestre, interior.
- Referencias:
- KHAN, Eve M. Maybe a Lady Taught Christopher Wren. The New York Time. Publicado em 08 de março de 2012. Disponivel em http://www.nytimes.com/2012/03/09/arts/design/the-case-for-a-17th-century-female-british-architect.html?_r=0. Acesso em 07 de julho de 2016.
- O'CONELL, Tyne. LADY ELIZABETH WILBRAHAM 1632 -1705. Mayfair Eccentrics. Disponível em http://www.mayfaireccentrics.com/eccentrics/lady-elizabeth-wilbraham/. Acesso em 07 de julho de 2016.
- INDEPENDENT, Journal. Elizabeth Wilbraham, the first lady of architecture. Publicado em 15 de fevereiro de 2011. Disponível em http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/architecture/elizabeth-wilbraham-the-first-lady-of-architecture-2215936.html. Acesso em 07 de juho de 2016.
Como citar este documento:
Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital
Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Elisabeth Wilbraham
Documento nº: W04
Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/#!wilbrahamelizabeth/c199r
Última atualização: 07/07/2016