ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Antoine Chrysostome Quatremere de Quincy
♦ 21 de outubro de 1755, França
† 28 de dezembro de 1849, França

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Antoine-Chrysostome Quatremère de Quincy destacou-se como arqueólogo francês e teórico da arquitetura, além de escritor e crítico de arte.

 

Nascido em Paris, ele formou-se em Direito, em seguida, cursou Arte e História no Collège Louis-le-Grand recebendo alguma experiência prática na arte de escultura. Uma viagem para Nápoles, Itália, despertou seu interesse em arquitetura grega e romana.

 

Ele acabou envolvido na Revolução Francesa de 1789 como membro do Comitê Revolucionário da Instrução Pública, quando em 1791, discutia-se a continuação ou não das antigas academias de arte. Quincy ofereceu um programa para a reforma do ensino nessas entidades. Sua grande contribuição nesse período foi a conversão da Igreja de Santa Genoveva em Paris (que fora iniciada por Jacques-Germain Soufflot, mas nesta época estava sob a direção de Jean-Baptiste Rondelet) para o Panteão. Em 1795 ele foi condenado à morte por ser acusado de participar de uma inssureição monarquista, mas foi absolvido.

 

Ele então parte para um período de exílio na Alemanha, onde toma conhecimento das obras do filósofo Immanuel Kant e Gotthold Lessing, cuja filosofia ajudou a formar suas próprias teorias da estética. Em 1800, de volta a Paris, onde foi nomeado secretário-geral do conselho do Sena. De 1816 até 1839 foi secretário perpétuo da "Académie des Beaux-Arts", que lhe deu grande influência sobre a arquitetura oficial, e em 1818 tornou-se professor de arqueologia na Bibliothèque Nationale. Ele retornou brevemente para a política em 1820.

 

Quatremère de Quincy foi o autor de numerosos artigos e livros. Entre 1788 e 1825 ele editou a sua obra mais importante, a "Encyclopédie Méthodique", para o qual ele contribuiu com muitos dos textos. Também de sua autoria o "Dictionnaire historique de l'Architecture" que foi publicado em 1832-1833. Ele ainda escreveu biografias de vários artistas do renascimento como  Antonio Canova (1823), Rafael (1824) e Michelangelo (1835).

 

Seu ensaio "De l'Architecture Egyptienne" (A Arquitetura Egípcia), publicado em 1803, assim como a obra descritiva de "l'Egypte" (O Egito) foram obras que exerceram influência importante sobre o revivalismo egípcio, por conta de suas observações teóricas sobre as origens da arquitetura.

 

Quincy foi um dos primeiros a apontar a utilização de policromia na escultura e na arquitetura grega. Embora ele insistiu que a paisagem jardinagem não poderia ser admitido entre as artes plásticas, ele foi uma figura chave na criação dos primeiros cemitérios paisagísticos.

 

Morreu em 1849 e seu livros iriam influenciar todo o século XIX, principalmente os arquitetos revivalistas.

Antoine Chrysostome Quatremere de Quincy

- Referencias:

 

- GARDEN, Landscape Guide. Quatremère de Quincy. Disponivel em http://www.gardenvisit.com/biography/antoine-chrysostome_quatremere_de_quincy. Acesso em 01 de agosto de 2015.

 

-JAMES STEVENS CURL. "Quatremère de Quincy, Antoine-Chrysostôme."A Dictionary of Architecture and Landscape Architecture. 2000.Encyclopedia.com. 1 Aug. 2015 <http://www.encyclopedia.com>.

 

- PEREIRA, Renata Baesso. Quatremère de Quincy e a ideia de tipo.  Revista de História da Arte e Arqueologia. UNICAMP, 2013.

 

- SABATINI, Paolo Bertocini. Antoine Chrysostôme Quatremère de Quincy (1755-1849) and the Rediscovery of Polychromy in Grecian Architecture: Colour Techniques and Archaeological Research in the Pages of "Olympian Zeus." Disponivel em http://www.arct.cam.ac.uk/Downloads/ichs/vol-1-393-408-bertoncini.pdf. Acesso em 01 de agosto de 2015

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete:: DURANTE, Silvio
Título:  Antoine Chrysostôme Quatremère de Quincy

Documento nº: Q02

Disponível na Internet via: 
Última atualização: 30/07/2015

Início

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital