top of page

ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Prof. Arq. Silvio Durante
Zoe Zenghelis
✩  - 1938, Atenas, Grécia. 

✝   - 

Zoe Zenghelis nasceu na capital da Grécia, Atenas. Iniciou seus estudos em artes ainda na capital grega, onde teve contato com o famoso pintor grego Orestis Kanelis e depois , em 1958, continuou seus estudos em cenografia e pintura na Regent Street Polytechnic, em Londres, e teve contato com outros mestres como Frank Auerbach, Lawrence Gowing e Leon Kossoff.

Iniciou a sua carreira na pintura como artista profissional sendo membro fundadora do OMA (Office for Metropolitan Architecture), cuja colaboração com outros integrantes do escritório alargou os seus horizontes e abriu novas oportunidades para ela na pintura e na arquitectura. Seu casamento com o arquiteto Elia Zenghelis, a colocou em contato com Rem Koolhaas, aluno de Elia na Architectural Association School of Architecture (AA), e com o artista Madelon Vriesendorp, casado com Koolhaas.

 

Foi a venda das primeiras pinturas do projeto, produzidas por Zenghelis e Vriesendorp, que manteve o jovem estúdio sem clientes funcionando. As escolhas de cores precisas mas divertidas de Zenghelis no Hotel Sphinx de 1975, trouxeram um frisson sonhador aos esquemas hiperlógicos do OMA.

 

As suas pinturas para o OMA foram expostas em muitos museus e galerias. Os trabalhos independentes de Zenghelis como pintora foram amplamente exibidos, publicados e premiados. As pinturas são inspiradas na estrutura metropolitana, no relevo e na tectônica abstrata. No entanto, a imagem é essencialmente de moderna de cunho modernista: é uma imagem do fragmento, da colagem, da montagem, das partes que representam o todo e, muitas vezes, maior que o todo.

 

De 1982 a 1993, em parceria com Madelon Vriesendorp, dirigiu o projeto Color Workshop na Architectural Association School of Architecture.

 

Zoe tem um estilo único e leve com a pintura, o que lhe garante um traçado inconfundível. Ao site ""Interior Design" ela declarou que “Minhas pinturas foram influenciadas por minhas experiências arquitetônicas”, diz ela ainda que, “(...)funcionam de maneira diferente como visões conceituais do meu próprio mundo de imagens. Eles poetizam o ambiente urbano.” Sua abordagem à arte – geometrias abstratas, montagens de formas, matizes eruptivos – e seu cultivo da brincadeira, da descoberta e da imaginação espacial desempenharam um papel fundamental na formação da representação arquitetônica.

Realizou mais de uma dezena de exposições individuais de suas pinturas arquitetônicas, sendo as principais realizadas na Galeria Ora, Atenas, em 1979, na Galeria da Architectural Association, Londres, em 1985, na Galeria K, também em Londres, no ano de 1996, na Galeria Celine, Atenas, janeiro de 1998 e no mesmo ano, no Centro Yiorgi, Nicósia, Chipre, além da Galeria Missionária, de Londres,em  2002.

Na sua carreira acadêmica, Zoe tem mais de vinte publicações entre livros, artigos e outros textos acadêmicos. Foi professora em várias insituições de ensino de artes e universidades, como professora ou como convidada. Dentre as principais, destaca-se a UCLA, Los Angeles, Califórnia, o Politécnico de Plymouth, a Universidade de Edimburgo e também dirigiu uma escola de verão na Architectural Association, Londres (junto com a professora de desenho natural, Susan Horsman), em 1991.

 

Trabalhou como designer de interiores e realizou diversos projetos de terraços para cozinhas e banheiros (publicados em La Mia Casa e Abitare Itália), também esculturas e peças gráficas.

Em 2022 realizou sua primeira exposição solo nos Estados Unidos, realizada no Pittsburgh’s Carnegie Museum of Art.

Zoe continua residindo em Londres e ainda trabalha e suas obras podem ser acessadas no site da artista: zoezenghelis.com 

zoe.jpg

ZOE ZENGHELI - imagem de seu site oficial:

www.zoezenghelis.com

zoe 2.png
Zoe Zenghelis em frente a seus quadros.
(https://cronologiadourbanismo.ufba.br/biografia.php?idVerbete=1513&idBiografia=97)
zoe at carnegie museum.jpg
Zoe Zenghelis em frente a seus quadros no Carnegie Museum of Art, 2022.

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Hotel Sphinx, 1975.

> (2) The Egg of Columbus Center, 1973.

> (3) Roosevelt Island Redevelopment Project, NY, 1975.

> (4) Parc de la Villette, Paris, 1982.

> (5) Parc de la Villette, Paris, 1982.

> (6) Color Workship, 1988-89

- Referências:

 

- JEONG, Hyung. Zoe Zenghelis. Museum of Modern Art - MoMA. Disponível em: https://www.moma.org/artists/7559. Acesso em 30 de dezembro de 2023.

 

- CRUZ, Leandro. Projeto “Exodus". Autores: R. Koolhaas, M. Vriesendorp, E. Zenghelis e Z. Zenghelis. Biografia de Elia Zenghelis.  Disponível em http://www.cronologiadourbanismo.ufba.br/biografia.php?idVerbete=1513&idBiografia=96. Acesso em 31 de dezembro de 2023

- Site oficial do Escritório OMA - https://www.oma.com/   Acesso em 31 de dezembro de 2023.

- Site oficial da artista: zoezenghelis.com

- BLOCK, Annie. OMA Cofounder Zoe Zenghelis Has First Solo Show in U.S. at Pittsburgh’s Carnegie Museum of Art. Portal Interior Design. Dispoível em: <https://interiordesign.net/designwire/oma-cofounder-zoe-zenghelis-has-first-solo-show-in-u-s-at-pittsburghs-carnegie-museum-of-art/> . Acesso em 17 de aneiro de 2022.

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: ZENGHELI, Zoe

Documento nº: Z-04

Disponível na Internet via: https://www.ebad.info/zenghelis-zoe
Última atualização: 31/12/2023

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital
bottom of page