ENCICLOPÆDIA

BIOGRÁFICA DE

ARQUITETAS e ARQUITETOS

DIGITAL 

"EBAD" - DESDE 2015 - by Silvio Durante
Shadrach William Woods
✩  30 de junho de 1923, Yonkers, Nova Iorque, EUA
 31 de julho de 1973, Nova Iorque, Nova Iorque, EUA

PERFIL BIOGRÁFICO:

 

Shadrach William Woods nasceu em Yonkers, Nova York, em 30 de junho de 1923.

 

Formou-se em engenharia na Universidade de Nova York. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, Woods entrou no Trinity College, em Dublin, para estudar literatura e filosofia. Em 1948, começa a trabalhar na área da arquitetura e candidata-se a um emprego no escritório de Le Corbusier, em Paris. Aprovado, passa a atuar ao lado do mestre modernista.

 

No escritório de Le Corbusier, Woods conhece Georges Candilis, arquiteto grego. Formam então uma dupla que iria durar até o fim de sua vida. Juntos eles finalizaram o conceito de design o célebre projeto "Unidade de Habitação" de Le Corbusier. Posteriormente se tornaram arquitetos de projeto para a construção da bem conhecida Unité em Marselha (1945-52).

 

Em 1951 Woods tornou-se líder de projetos arquitetônicos do escritório fundado por Le Corbusier para projetos na África, o ATBAT, localizado na cidade de Tânger, no Marrocos, juntamente com Candilis e o engenheiro Henri Piot. Este escritório, fundado em 1947 por Le Corbusier, foi concebido como um centro de pesquisa, onde arquitetos, engenheiros e técnicos poderiam trabalhar de forma interdisciplinar.

 

Devido a problemas políticos que o Marrocos enfrentava nos anos 1950, o escritório foi fechado em 1952 e Candilis e Woods voltaram para a França. Dois anos depois, em 1954, deixam o escritório de Le Corbusier e abriram seu próprio escritório junto com Alexis Josic.

 

No mesmo ano ganharam a competição nacional "Opération Million" para projetar habitação de baixo custo. Isso resultou em atribuições para várias dezenas de milhares de habitações na França e nos territórios ultramarinos franceses. Dentro do escritório de Candilis-Josic-Woods, Woods teve o papel de teórico.

 

Ele elaborava conceitualmente os métodos de trabalho e os projetos publicando em forma de artigos. Ele também foi o arquiteto responsável por projetos notórios, como o projeto para a Universidade Livre de Berlim (juntamente com Manfred Schiedhelm, 1963-73).

Participou ativamente do círculo de arquitetos teóricos conhecido como Equipe 10 (Team Ten, no original em inglês). A Equipe 10 foi formada por um grupo de arquitetos teóricos que se uniram após o 9º Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), ocorrido 1953.  Estes arquitetos tinham como objetivo aprofundar as reflexões e soluções em torno do urbanismo como ferramenta para melhorar a qualidade de vida das populações.

 

Woods foi um dos que mais contribuíram nos debates para firmar a arquitetura não apenas em sua matriz de ciência exata, mas principalmente enquanto uma ciência cuja matriz tem base histórica, social e cultural.

 

Isso possibilitou colocá-lo entre os grandes teóricos da arquitetura da segunda metade do século XX, iniciando debates como sustentabilidade, energia limpa, etc. Os projetos do escritório Candilis-Josic-Woods a partir de seus artigos, passaram a se orientardentro de reflexões mais amplas sobre recursos naturais, poluição , participação da comunidade local, etc.

 

Sua produção teórica o faz conseguir uma cadeira como professor de Arquitetura na Harvard Graduate School of Design (1968-73) e professor visitante em várias outras escolas de arquitetura nos Estados Unidos Estados e no exterior. Após deixar a parceria com o escritório Candilis-Josic-Woods em 1969, Woods continuou seu trabalho como arquiteto e especialmente como planejador urbano em seu escritório particular em Nova York, juntamente com vários sócios até sua morte em 1973.

Deixou diversos livros escritos e muitas obras em diversos países, como Alemanha, Israel, Irã, Marrocos e Estados Unidos.

Shadrach William Woods

Arquiteto Sradrach Woods, nos anos 1960's

Planos gerais da Universidade Livre de Berlim (1963-73). Implantação, plano de massas, áreas de circulação, usos e croquis.

OBRAS SELECIONADAS:

 

> (1) Conjunto Habitacional projetado pela ATBAT no Morrocos
> (2) Campus da Universidade Livre de Berlin (1963-73)

> (3) Planos para Casas e Habitações de Trabalhadores

> (4) Habitação de baixo custo - Paris, 1958

Conj. Habitacional ATBAT Morrocos
Conj. Habitacional ATBAT Morrocos

Conjunto Habitacional projetado pela ATBAT no Morrocos

press to zoom
Campus Universidade Livre de Berlin
Campus Universidade Livre de Berlin

Campus da Universidade Livre de Berlin

press to zoom
Conj. Residencial - Frankfurt
Conj. Residencial - Frankfurt

Reconstrução do quarteirão central de Frankfurt - Prédios residenciais

press to zoom
Habitação Popular - Paris
Habitação Popular - Paris

06 Habitação de baixo custo - Paris, 1958

press to zoom

 - Referencias:

 

- Columbia University Libraries. Shadrach Woods (1928-1973). Disponível em http://library.columbia.edu/locations/avery/da/collections/woods.html. Acesso em 14 de janeiro de 2018.

- FABRIZI, Maria Bruna. The Free University of Berlin (Candilis, Josic, Woods and Schiedhelm – 1963). Publicado em October 29, 2015. Disponivel em http://socks-studio.com/2015/10/29/the-free-university-of-berlin-candilis-josic-woods-and-schiedhelm-1963/. Acesso em 14 de janeiro de 2018.

 

-GLANCEY, Jonathan. Guia Ilustrado de Arquitetura. Trad. Laura Alves e Aurélio Rebello. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

 

- Site dedicado ao Team 10: http://team10online.org/

 

- TEERDS, Hans. Candilis-Josic-Woods: dialectic of modernity. Disponível em https://www.archined.nl/2005/12/candilis-josic-woods-dialectic-of-modernity. Acesso em 14 de janeiro de 2018.

 

Como citar este documento:

Enciclopædia Biográfica de Arquitetos Digital

Autor(es) do verbete: DURANTE, Silvio.
Título: Shadrach Woods

Documento nº: W09

Disponível na Internet via: http://www.ebad.info/woods-shadrach
Última atualização: 14/01/2018

Índice A-Z

Enciclopédia Biográfica de Arquitetas e Arquitetos Digital